1 - Contac e Diário Eletrônico estarão indisponíveis para implantação do SIGAA

 
A UFSJ promove os últimos procedimentos para implantação do Módulo Graduação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A nova plataforma irá substituir o Contac e o Diário Eletrônico, unificando todas informações e as funções destes sistemas e agregando mais ferramentas para os usuários. A migração de dados para o SIGAA será realizada entre os dias 18 de abril e 5 de maio, período no qual os três sistemas ficarão inacessíveis para a comunidade acadêmica. Após a conclusão da transferência das informações, o Contac e o Diário Eletrônico sairão de operação.  
 
A Dicon esclarece que, caso seja necessário emitir algum documento nestes dias de migração, os alunos devem preencher o formulário disponível neste link e encaminhar para os Setores de Controle Acadêmico do campus onde estuda. Fique por dentro.
 

2 - UFSJ abre edital para seleção de estagiários

 
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSJ lança o Edital nº 001/2022, referente a vagas de estágio obrigatório e não-obrigatório. Podem se inscrever, até 18 de abril, alunos regularmente matriculados na Universidade ou em outras instituições de ensino parceiras. Ao todo, são 25 vagas distribuídas para diversos cursos. 
 
As inscrições devem ser realizadas via e-mail, com formulário de inscrição, cópia do currículo Lattes ou vitae e histórico escolar anexados. Lembrando que, com a transição para o Módulo Graduação do SIGAA, o Contac e o Diário Eletrônico estarão indisponíveis a partir da próxima segunda, 18, até 5 de maio. Portanto: imprima seus documentos com antecedência! Todos os detalhes aqui
 
Mais informações e dúvidas: vice-reitoria@ufsj.edu.br
 
3 - PROPE e PROEX lançam edital conjunto para apoio à realização de eventos
 
Está aberto, até 13 de maio, o período para submissão de propostas para realização de eventos de pesquisa e extensão. Para participar do Edital 009/2022/UFSJ/PROPE/PROEX – Apoio à Organização de Eventos, os interessados devem acessar este endereço para conferir as exigências e os procedimentos de inscrição necessários.
 
Serão apoiados eventos previstos para acontecerem de junho a novembro de 2022. O valor global destinado à iniciativa é de R$ 100 mil. Por causa da pandemia da covid-19, nos últimos dois anos, não houve edital específico para esse fim. Agora, com a volta das atividades acadêmicas em caráter presencial, o edital foi retomado para apoiar eventos na UFSJ.
 
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail sepes@ufsj.edu.br.
 

4 - Observatório Urbano de SJDR: inscrições até amanhã

 
Encerram-se nesta quarta, 13 de abril, as inscrições para os editais de seleção de bolsas para ações de extensão do Observatório Urbano de São João del-Rei. São três bolsas para o programa Residência Extensionista em Direito à Cidade: formação multidisciplinar em educação popular para atuação comunitária, e uma bolsa para atuação junto ao Fórum de Assistência Social. Saiba mais.
 

5 - BCCM inscreve com desconto: veja data limite

 
A sexta edição da Brazilian Conference on Composite Materials (BCCM 6), o maior congresso da área da América Latina, ocorre entre 14 a 18 de agosto, no Resort Santíssimo, em Tiradentes. Organizado pelo Centro de Inovação e Tecnologia em Materiais Compósitos (CITeC), UFSJ e UFMG, o congresso é uma oportunidade de conhecer os mais recentes avanços na área de materiais compósitos, apresentados por pesquisadores da área no Brasil e no mundo. 
 
As inscrições já estão abertas, com taxas reduzidas, no website da Fundep, até 30 de abril. Os participantes também devem realizar o cadastro na Plataforma even3. Os minicursos serão realizados em 14 de agosto – inscreva-se
 
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: bccm6@ufsj.edu.br
 

6 - UFSJ no Simpósio de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica em Ouro Preto

 
Acontece, entre 22 e 24 de agosto, o 1º Simpósio Nacional de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica (FluHidros). O evento, que será sediado em Ouro Preto, é organizado pela Câmara de Hidráulica da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), juntamente com a Universidades Federal de Ouro Preto (UFOP), Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal de São João del-Rei (UFSJ) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IF-Sudeste MG).
 
O evento é direcionado a estudantes, professores, pesquisadores e organizações que atuam no setor de hidráulica e mecânica dos fluidos e suas áreas relacionadas. As inscrições estão abertas até agosto deste ano. Acompanhe.
 

7 - Retorno presencial: Restaurantes Universitários em pleno funcionamento

 
Na UFSJ, há Restaurantes Universitários – conhecidos como RU – em todos os campi e, com o retorno das aulas presenciais, os RUs estão novamente abertos. Para acesso aos RUs, é necessário que o aluno de graduação presencial apresente a carteira estudantil, que pode ser solicitada através do Minha UFSJ. Para esse primeiro momento, também é possível apresentar o comprovante de matrícula junto a um documento oficial com foto. Confira.
 

8 - Crea Jr. convida para palestra

 
O Crea Jr., Núcleo São João del-Rei, convida para palestra on-line intitulada Propósito e Carreira, que acontece nesta terça, 12 de abril, às 19h30min, via plataforma Zoom. O debate será ministrado pela especialista em Gestão de Pessoas, Daniela Aparecida Araujo Costa. Haverá emissão de certificado para ouvintes. Inscreva-se

Última atualização: 13/04/2022