. Tutoriais para discentes:

Tutorial para consultar grade horária em curso

Tutorial para trancamento de matrícula (exclusão de Unidade Curricular / disciplinas)

 

· Estou com problemas para acessar o "SIGAA". O que devo fazer?

No próprio sistema SIGAA há um link para informar este problema e solicitar acesso. 

 

· Estou com problemas para acessar o Portal Didático. O que devo fazer?

Você já tentou usar seu CPF como senha e como login? Se sim e não deu certo, você deve contactar o Campus Virtual: campusvirtual@ufsj.edu.br

 

· Quero fazer uma reclamação contra um(a) professor(a). O que fazer?

Para fazer uma reclamação e para que algo possa ser feito pela Coordenação / Colegiado é necessário que a reclamação seja formalizada, ou seja, não pode ser de forma anônima. É necessário:

- Enviar e-mail para a coordenação do curso  coordenacaobioquimica@ufsj.edu.br  e anexar:

- um documento formal e assinado narrando os fatos com o máximo de informações possível;

- documentos que comprovem os fatos alegados.

Observações:

1: A reclamação deve ser formal, baseada em fatos. Mesmo a reclamação não podendo ser feita anonimamente, a coordenação/ colegiado não costuma divulgar nomes nem expor os alunos. 

2: Existem muitos aspectos que a coordenação/ colegiado não pode questionar o professor, pois não pode interferir em sua didática. O que a coordenação/ colegiado pode fazer é exigir que o professor(a) cumpra as determinações das Resoluções da UFSJ.

 

Assuntos que NÃO são resolvidos pela coordenação do curso e SIM POR OUTROS SETORES DA UFSJ:

 

· Para a solução de problemas no Portal Didático você deve contactar o Campus Virtualcampusvirtual@ufsj.edu.br 

 

· Para tratar de assuntos relativos a Auxílio Estudantil você deve contactar o Setor de Assistência Estudantil CCO:  assistenciaestudantil_cco@ufsj.edu.br  e Divisão de Assistência e Ações Afirmativas:  diaaf@ufsj.edu.br

 

· Sobre confecção do TCE - Termo de Compromisso de Estágio, o setor responsável é o Setor Apoio Acadêmico e Estudantil do CCO:  seacescco@ufsj.edu.br

 

· Sobre Carteira Estudantil, o setor responsável é a DIBID - Divisão de Biblioteca/UFSJ.

Maiores informações sobre este assunto estão disponíveis na página da DIBIB no link:   http://www.dibib.ufsj.edu.br/wordpress/index.php/servicos/carteirinha-estudantil/

 

· Sobre empréstimo de livros etc o setor responsável é a DIBID do campus Centro Oeste:  biblioteca.cco@ufsj.edu.br

 

· Sobre matrícula, ingresso de novos alunos, colação de grau etc o setor responsável é a DICON/CCO - Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico/CCO: dicon_cco@ufsj.edu.br

MATRÍCULA:  Se você encaminhou sua documentação dentro do prazo estabelecido no edital, acompanhe o andamento de sua matrícula no sistema.  Para envio de documentos, seu curso for em Divinópolis matriculacco@ufsj.edu.br   

COLAÇÃO DE GRAU:   Veja os passos em: https://ufsj.edu.br/dicon/solicitar_colacao.php

PENDÊNCIAS DE DOCUMENTAÇÃO:  Entre em contato pelo e-mail : diconpendencias@ufsj.edu.br

DIPLOMA:  Quer solicitar? Quer retirar? Clique neste link e saiba como: https://ufsj.edu.br/dicon/diplomas_-_consulta_publica.php

PRECISA DE DOCUMENTOS:  A solicitação de documento deve ser realizada pelo requerimento eletrônico e pagar a taxa. Indique no requerimento todas as informações que devem constar na declaração. https://ufsj.edu.br/dicon/emissao_documentos.php

NÃO HÁ MAIS CONTAC NEM FORMULÁRIO ELETRÔNICO:    Para aqueles discentes que precisam realizar solicitações à DICON, devem entrar na página da DICON (www.ufsj.edu.br/dicon), baixar o requerimento (https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/dicon/requerimento_impressao_2014_grafica_em_15012015%20(1)(2).pdf ), preencher, digitalizar, juntar os demais documentos necessários para análise e encaminhar anexos para os seguintes endereços, conforme a localização de seu curso:

 


Última atualização: 01/09/2023