Formulário para Validação:  Clique AQUI

 


Legislação

Instrução Normativa para Atividades Complementares IN-03/2021/COELE/UFSJ

Resolução nº 01/2021/COELE/UFSJ (Revogada!)

 
Destacamos os seguintes itens:
 
  • "Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios para integralização do curso que possibilitem, por avaliação, o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências nas diversas áreas do conhecimento, inclusive nas áreas transversais do curso como recursos humanos, ética, direitos humanos e relações étnico- raciais"
  • "Art. 5º - O aluno deverá solicitar a validação das Atividades Complementares quando já possuir no mínimo 1800 horas integralizadas do curso e comprovação para a carga horária exigida de 160 horas."
  • A submissão das atividades com seus respectivos comprovantes para análise e validação será feita pelo aluno por meio de formulário on-line próprio, que ficará disponível nesta página.
 
 
Leia a Instrução Normativa na íntegra atentamente com todas as normas, incluindo as tabelas com a descrição e a carga horária de aproveitamento das Atividades Complementares, que estão nos Anexos I e II, clicando aqui

 

Quem terá que cumprir as horas das Atividades Complementares?

As regras da transição curricular, conforme consta no PPC 2020, são as seguintes:

Os alunos que ingressarem no curso de Engenharia Elétrica da UFSJ a partir do segundo semestre letivo de 2020 serão matriculados no Currículo 2020 => Já estarão na nova regra e precisam cumprir a exigência de atividades complementares.
 
Os alunos matriculados no Currículo 2009 que ingressaram no curso do primeiro semestre de 2017 até o primeiro semestre de 2020 migrarão automaticamente para o currículo 2020, já no segundo semestre letivo de 2020. => Entrarão na nova regra e precisam cumprir a exigência de atividades complementares.
 
Os demais alunos, ou seja, os alunos que ingressaram no curso antes de 2017, terão até o final do segundo semestre de 2021 para colarem grau no Currículo 2009. => Não precisam cumprir a nova exigência.
Aqueles que não conseguirem colar grau serão, impreterivelmente, migrados para o Currículo 2020, no primeiro semestre de 2022.
Caso algum desses alunos tenha interesse em colar grau no Currículo 2020 e tenha todos os requisitos, inclusive a carga horária mínima de atividades complementares, poderá fazer o pedido de migração de currículo antecipadamente.

Última atualização: 10/03/2023