Estrutura do Curso


O curso está estruturado da seguinte maneira:

• Núcleo de Conteúdos Básicos:

Formado por disciplinas que tem por finalidade formar a base de conhecimento do aluno, oferecendo conteúdos de forma teórica e prática. Trata dos tópicos de metodologia científica e tecnológica, comunicação e expressão, informática, matemática, química, ciência e tecnologia dos materiais, ciências do ambiente, economia, eletricidade aplicada, mecânica dos sólidos, fenômenos de transporte e física;

• Núcleo de Conteúdos Profissionalizantes:

Formado por unidades curriculares que oferecem ao aluno conteúdos básicos para a formação do profissional de Engenharia Mecânica. Trata dos tópicos de ciência dos materiais, máquinas de fluxo, métodos numéricos, sistemas mecânicos, sistemas térmicos, tecnologia mecânica e termodinâmica aplicada;

• Núcleo de Conteúdos Específicos:

Formado por unidades curriculares que tratam dos conhecimentos científicos e tecnológicos e instrumentais, necessários para o fortalecimento das competências e habilidades do engenheiro mecânico. Trata dos tópicos de vibrações mecânicas, eletrônica, automação, gestão de projetos, manutenção, gerência da qualidade, engenharia de manufatura, e demais conhecimentos que serão oferecidos na forma de tópicos especiais.

Seminários:

Para promover a integração entre algumas unidades curriculares, que antes estavam ausentes ou fragmentadas, fomentar os estudos multidisciplinares e o trabalho em equipe pelos alunos, foi criado oito seminários semestrais. Os seminários serão oferecidos, regularmente, nas duas últimas semanas do semestre letivo, e a sua prática e conteúdo aprovados previamente pelo colegiado de curso. Tornando assim, a possibilidade do conteúdo ser dinâmico e contemporâneo.

Trabalho de Síntese e Conclusão do Curso:

O curso possui unidade curricular específica, ministrada no 8º e 10º semestres, com o objetivo de buscar a síntese e a integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, bem como possibilitar a aplicação de conceitos e metodologias exigidas para o desenvolvimento de um projeto de engenharia mecânica. As unidades curriculares são regulamentadas por documento do curso e seguem as normativas institucionais para a elaboração de trabalhos científicos.

Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica:

Os Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica serão oferecidos semestralmente, na forma de um Sistema de Percursos, de livre escolha do aluno. Os Tópicos Especiais serão oferecidos pelos Departamentos da UFSJ afim com o curso de Engenharia Mecânica, ou por outras Instituições de Ensino Superior, com o propósito de explorar a estratégia da mobilidade discente, conforme regulado na UFSJ.

Atividades Complementares:

O projeto curricular proposto permite a realização de atividades complementares ao longo do curso, até o máximo de carga horária correspondente a duas unidades curriculares optativas (Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica).