O curso de Engenharia Mecânica:
Na UFSJ, o curso de Engenharia Mecânica proporciona ao aluno um forte embasamento científico, preparando-o para atuar em uma realidade de contínua evolução tecnológica.
Além das disciplinas básicas das engenharias, o aluno mergulha em diferentes áreas da Física, em aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transmissão de calor, resistência de materiais, processos de transformação, vibrações e sistemas mecânicos. Há muita atividade em laboratório, como desenvolvimento de ensaios e de protótipos. Prepare-se para desenvolver sua habilidade em desenho, indispensável para o projeto de máquinas. Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
A formação é generalista e a ênfase em uma área específica pode ser conseguida na elaboração do projeto de graduação, ao final do curso.
Dados do curso:
Denominação: Bacharelado em Engenharia Mecânica
Modalidade: Presencial
Ato de criação: 76.146 de 21/08/1975
Ato de autorização: 76.146 de 21/08/1975
Ato de reconhecimento: 82.707 de 22/11/1978
Ato de renovação de reconhecimento: 111 de 04/02/2021
Número de vagas anuais autorizadas: 200 vagas anuais, sendo:
1 entrada de 50 vagas no turno noturno;
1 entrada de 50 vagas no turno noturno.
Formas de ingresso: Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), vinculado ao Sistema de Seleção Unificada (SISU).
Carga horária total do curso: 3750 horas
Grau: Bacharelado
Turnos: Integral e Noturno
Tempo de integralização do curso:
O Engenheiro Mecânico conta com a flexibilidade de poder atuar em diversas áreas, como:
Indústria Metalúrgica: na indústria, o engenheiro é responsável por realizar e conduzir projetos, organizar a produção, gerir suprimentos e recursos, comandar equipes e até mesmo gerenciar setores de projeto, podendo chegar, ao longo da carreira, a assumir postos de direção.
Indústria Petroquímica: neste tipo de indústria, o engenheiro mecânico pode desenvolver projetos que envolvam bombeamento, refino, processamento e distribuição de produtos petroquímicos, ser responsável por equipamentos da planta ou atuar na gestão de equipes.
Indústria Automobilística: o engenheiro mecânico ganha espaço na indústria automobilística em praticamente toda a cadeia de produção, indo desde a gestão de produção, passando por projeto de componentes, sistemas de refrigeração, motores, suspensão e carroceria e chegando à gerência de projetos e direção geral.
Bancos: engenheiros são solicitados nos bancos em áreas de análise de investimentos. A característica de forte formação matemática somada à grande capacidade de análise e síntese do engenheiro, torna-o um excelente analista de mercado.
Setor Público: No setor público, o engenheiro mecânico ganha lugar em prefeituras e governos estadual e federal, auxiliando no desenvolvimento regional, através de seus conhecimentos de projeto e gestão e atuando em setores de fiscalização e condução de obras.
Última atualização: 26/01/2023