A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.


O curso de Engenharia Mecânica exige a realização de no mínimo 375 horas em formação em extensão, sendo a atividade regulamentada pela Resolução CONEP Nº 008, de 07 de abril de 2021.

São consideradas Ações de Extensão aquelas que envolvem diretamente a comunidade externa a Universidades e que tenham o discente como protagonista da sua execução respeitando as regulamentações próprias. São elas:


I - Programa: conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, inte-grando extensão, pesquisa e ensino, a longo prazo e orientação a um objetivo comum;
II - Projeto: ação processual de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo definido e prazo determinado, podendo estar articulado ou não a um programa;
III - Cursos e oficinas: conjunto articulado de ações pedagógicas direcionadas para uma formação coletiva em torno de assunto de interesse comum, de caráter prático e vivencial, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático, processo de avaliação e carga horária;
IV – Eventos: ações que implicam a apresentação e/ou exibição pública e livre ou, também, com clientela específica, com a finalidade de partilhar saberes, conhecimentos e/ou produtos de interesse cultural, social, artístico, esportivo.

 

ATENÇÃO: A carga horária de formação em extensão é obrigatória somente para os alunos que ingressaram a partir do semestre letivo de 2023/1. Os alunos que foram migrados do Currículo 2009 para o Currículo 2023 devem cumprir carga horária de 510 horas de atividades complementares para integralização do currículo, podendo elas serem em parte atividades de extensão.

 

Normas e Instruções:

Instrução Normativa COMEC 05/2023 Estabelece as regras para integralização da carga horária da unidade curricular Formação em Extensão no Curso de Engenharia Mecâ-nica Currículo 2023 da Universidade Federal de São João del-Rei.

Declaração de participação em evento

 

Abaixo estarão listados os projetos de Extensão para a Unidade Curricular obrigatória de Formação em Extensão.


Última atualização: 05/12/2023