Atividades Complementares


O projeto curricular proposto permite a realização de atividades complementares ao longo do curso, até o máximo de carga horária correspondente a duas unidades curriculares optativas (Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica).

Valem como horas de atividades complementares quaisquer atividades extracurriculares ligadas à engenharia mecânica, desde que encaminhadas ao coordenador do curso, sob a forma de relatório devidamente documentado, dentro de prazos estabelecidos e aprovado pelo colegiado do curso.

As atividades serão apreciadas, avalizadas e posteriormente aprovadas pelo colegiado de curso, e computadas como carga horária de Tópicos especiais em Engenharia Mecânica.

 

DAS CATEGORIAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

As Atividades Complementares poderão ser desenvolvidas, no decorrer do curso, nas seguintes categorias:

I – atividades de ensino;

II – atividades de pesquisa;

III – atividades de extensão;

 

As Atividades de Ensino:

I – participação, com aprovação, em disciplinas afins, de outros cursos, não abrangidas pela matriz curricular do curso, durante o período de realização do mesmo;

II – monitoria em disciplinas do curso ou laboratório;

III – participação em grupos institucionais de trabalho e de estudo;

IV – participação em cursos de capacitação profissional na área do curso;

 

As Atividades de Pesquisa

I – participação em projeto de pesquisa;

II – publicação de trabalhos científicos, artigos e textos técnicos da área do curso ou de áreas afins, em congressos, simpósios, encontros, periódicos ou meios eletrônicos.

 

As Atividades de Extensão

I – participação em eventos relacionados com o curso e áreas afins (cursos, feiras, palestras, seminários, congressos, fóruns, simpósios, jornadas, conferências, encontros, mesas redondas, workshops, gincanas), como monitor, palestrante ou como membro de comissão organizadora;

II – participação em visitas técnicas e em viagens de estudo;

III – participação como membro do Conselho Discente do curso;

IV – apresentação de trabalhos em seminários, congressos, fóruns, simpósios, jornadas, conferências e encontros;

V – premiação na organização de eventos acadêmicos relacionados com os objetivos do curso;

VI – participação em projetos de extensão;

VII – elaboração de textos, resenhas, comentários, reflexões e resumos, entre outros, após leitura de artigos, capítulos de livros e livros;

VIII – participação em projetos de consultoria na área do curso;

IX – participação em projetos, competições, gincanas, simulações empresariais e jornadas acadêmicas relacionados com os objetivos do curso;

X – autoria e execução de projetos;

XI – participação em reuniões do órgão colegiado do respectivo curso;