ATENÇÃO: Informamos que o Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ será realizado na modalidade on line.

VIII SID - Seminário de Iniciação à Docência

Para conhecer o cronograma do VIII SID, clique aqui.
 
O VIII Seminário de Iniciação à Docência (VIII SID) tem por objetivo divulgar para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa os trabalhos realizados no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UFSJ e do Programa de Residência Pedagógica – RP/CAPES/UFSJ. Com a participação de professores e alunos dos cursos de licenciatura ofertados pela UFSJ, o evento busca promover o intercâmbio de experiências entre profissionais envolvidos com as várias licenciaturas da UFSJ, professores da rede de educação básica, alunos das licenciaturas e demais interessados na formação de professores e nas questões relacionadas à educação básica.No último SID, realizado entre os dias 07 e 11 de outubro de 2019, foram apresentados 219 trabalhos, em 37 sessões, divididos em 4 modalidades. Participaram do evento cerca de 500 pessoas, entre coordenadores, alunos bolsistas, professores supervisores e alunos das licenciaturas.
Instruções para inscrições no VIII Seminário de Iniciação à Docência A participação no SID é obrigatória e a inscrição será automática para os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFSJ) e do Programa de Residência Pedagógica – RP/CAPES/UFSJ, não havendo necessidade de realizar inscrições via sistema.

A submissão de trabalhos será mediada pelo coordenador de área ou docente orientador que enviará, até o dia 15 de outubro, a relação de trabalhos do subprojeto sob sua coordenação a serem apresentados no VIII SID. Os resumos e os artigos completos (apenas para a modalidade de Apresentação oral) deverão ser enviados, em formato pdf, também pelos coordenadores de área ou docentes orientadores, até o dia 29/10. Serão aceitos apenas os arquivos que seguirem os modelos disponíveis. Em hipótese alguma será aceita a inscrição de trabalhos sem o envio do resumo/trabalho completo. Toda comunicação relativa ao evento deverá ser realizada pelo email sid@ufsj.edu.br.

Os trabalhos poderão ser apresentados nas quatro modalidades abaixo:

a) Apresentação oral;

b) Relato de experiência e vivências pedagógicas;

c) Vídeo;

d) Material pedagógico.

Modelos de trabalhos para o VIII SID: Resumo e Trabalho completo.

Data do Evento: de 08 a 12 de novembro de 2021.


Normas para submissão de trabalhos e formatos das apresentações:

a) Apresentação oral: essa modalidade compreende a apresentação de artigos completos. Os participantes terão, no máximo, 10 minutos para apresentarem o trabalho, além de até 15 minutos para discussão/debate ao final da apresentação.  Para inscrição nessa modalidade, deve-se submeter o TRABALHO COMPLETO.

b)  Relato de experiência e vivências pedagógicas: os participantes dessa modalidade terão, no máximo, 10 minutos para apresentarem o trabalho, além de até 15 minutos para discussão/debate ao final da apresentação. Para inscrição nessa modalidade, deve-se submeter o RESUMO.

c) Vídeos: os vídeos deverão ter uma duração máxima de 10 minutos. Após a exibição do vídeo, haverá até 15 minutos para discussão/debate. Para inscrição nessa modalidade, deve-se submeter o RESUMO.

d) Material pedagógico: os materiais pedagógicos produzidos poderão ser descritos e apresentados em até 10 minutos. Após cada apresentação, haverá até 15 minutos para discussão/debate. Para inscrição nessa modalidade, deve-se submeter o RESUMO.

Voltar