As   Diretrizes   Curriculares   Nacionais   do   Curso   de   Graduação   em  Engenharia, no Art. 5º, § 2º, determinam que:

“Deverão também ser estimuladas atividades complementares, tais como trabalhos de iniciação científica, projetos de multiunidade curricular, visitas técnicas, trabalhos em equipe, desenvolvimento de   protótipos,   monitorias,   participação   em   empresa   júnior   e   outras   atividades empreendedoras”.


As atividades complementares deverão ser exercidas pelo aluno durante o curso e constarão no histórico escolar desde que encaminhadas ao coordenador do curso, sob a forma de relatório devidamente documentado, dentro dos prazos estabelecidos e aprovado pelo colegiado do curso.   

As atividades complementares, devidamente formalizadas e avaliadas, devem,  para fins de  integralização, compor a carga horária do curso até o limite de 10% (dez por cento) da carga horária total (Resolução UFSJ Nº  001/2003).

 

⇒ CARGA HORÁRIA:  56 horas de atividades complementares (discentes do currículo 2010) / 96 horas de atividades complementares (discentes do currículo 2017)

 

ORIENTAÇÕES PARA A SOLICITAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O discente só deverá solicitar a validação das atividades complementares quando atingir a carga horária mínima para tal finalidade, a saber: 96 h para o Curso de Engenharia de Química.

Em virtude da implantação do novo sistema acadêmico da UFSJ (SIGAA), as solicitações dos discentes do curso de Engenharia de Química deverão ser enviadas via formulário eletrônico, publicado na página do curso na aba Requerimento Eletrônico.

O(a) discente deverá preencher e assinar o formulário de atividades complementarese anexar o documento no Requerimento Eletrônico. 

Todas as certificações informadas no formulário deverá ser anexadas no requerimento eletrônico. 

 

CONDIÇÕES PARA VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Para validação das atividades complementares o(a) discente deve preencher os seguintes requisitos:

  • Ter a carga horária total de 56/96 horas completadas, dependendo do ano do currículo. A carga horária a ser computada deve seguir os critérios previstos na tabela abaixo aprovada pelo Colegiado de Curso. 
  • Abrir Requerimento Eletrônico na aba própria, solicitando a contagem das horas referentes às atividades complementares, através da opção disponível no formulário online. 

A validação será submetida à aprovação do Colegiado de Curso, e uma vez aprovada, compete à secretaria das coordenadorias o cadastro das horas no sistema SIGAA.

 

CRÉDITOS - TABELA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1. Atividades de Ensino

Atividade/Produto

Forma de registro

Carga Horária

Comprovação

Monitoria

Por semestre

20 h

Certificado

Visita técnica (maximo de 20 h)

Por visita

5 h

Certificado

2. Atividade de Pesquisa

Atividade/Produto

Forma de registro

Carga Horária

Comprovação

Iniciação Científica – PIBIC/PIIC e outros (por ano)

Relatório final

90 h

Certificado da PROPE ou Órgão de fomento ou do professor responsável.

Participação em eventos científicos

 

15 h

Certificado

Apresentação resumo em congresso

 

 

15 h

Certificado de apresentação ou de aceite

Apresentação resumo expandido em congresso

 

20 h

Certificado de apresentação ou de aceite

Apresentação oral em congresso

 

30 h

Certificado de apresentação ou de aceite

Trabalho completo em congresso

Não indexado

Indexado

 

 

20 h

45 h

Certificado de aceite

Publicações de artigo em periódico:

Não indexado

Indexado

 

 

30 h

60 h

Certificado de aceite ou página de rosto do artigo

Grupo de estudos orientado

 

15 h

Relatório

Seminário na instituição

Por seminário

2 h

Certificado

3-Atividade de Representação Estudantil

Atividade/Produto

Forma de registro

Carga Horária

Comprovação

Participação no diretório acadêmico – máximo 30 horas

Por ano

15 h

Certificado

Membro dos Conselhos Superiores ou Colegiado do curso – máximo 30h

Por mandato

15 h

Certificado

4- Atividade de Extensão

Atividade/Produto

Forma de registro

Carga Horária

Comprovação

Participação em projetos de extensão

 

90 h

Certificado do PROEX

Estágios extracurricular e estágio acadêmico – máximo de 90 h

Cada 45 h

15 h

Certificado da Instituição acadêmica ou carteira de trabalho

Membro de comissão organizadora de evento reconhecido, aprovado, ou cadastrado na UFSJ

 

20 h

Certificado

Minicursos ministrados em eventos acadêmicos

Por evento

o dobro da carga horária de aulas dadas.

Certificado ou carta de anuência do professor responsável ou tutor

Viagens acadêmicas e culturais sob a coordenação de professor da UFSJ

Por dia de viagem

5 h

Certificado

Bolsa de atividade - realizadas sob a orientação de um professor. Máximo 60 horas

Por bolsa

20 h

Certificado da instituição de fomento e do professor

Cursos, minicursos e oficinas

Por evento

Horas constantes no certificado.

Certificado

Curso de idiomas reconhecidos

Por semestre

30 h

Certificado


Última atualização: 28/08/2023