Atividades Complementares segundo PPC


As   Diretrizes   Curriculares   Nacionais   do   Curso   de   Graduação   em  Engenharia, no Art. 5º, § 2º, determinam que:

“Deverão também ser estimuladas atividades complementares, tais como trabalhos de iniciação científica, projetos de multiunidade curricular, visitas técnicas, trabalhos em equipe, desenvolvimento de   protótipos,   monitorias,   participação   em   empresa   júnior   e   outras   atividades empreendedoras”.


As atividades complementares deverão ser exercidas pelo aluno durante o curso e constarão no histórico escolar desde que encaminhadas ao coordenador do curso, sob a forma de relatório devidamente documentado, dentro dos prazos estabelecidos  e aprovado pelo colegiado do curso.   

As atividades complementares, devidamente formalizadas e avaliadas, devem,  para finsde  integralização, compor a carga horária do curso até o limite de 10% (dez por cento) da carga horária total (Resolução UFSJ n o  001/2003).

CARGA HORÁRIA :  56 horas de atividades complementares (Alunos currículo 2010) / 96 horas de atividades complementares (Alunos currículo 2017)

Documento de solicitação : Solicitacao_e_Registro_de_Atividade_Complementar (entregar 01 via para contabilização de horas para Eng. Química e 01 via para BICT, se for o caso)

PROCEDIMENTOS ADOTADOS DURANTE A PANDEMIA - COVID-19:

1) Abrir requerimento eletrônico solicitando contabilização de horas de atividades curriculares para o Curso (BICT, Engenharia Química ou BICT e Engenharia Química) - você já o fez;
2) Preencher, assinar e digitalizar o formulário (Solicitacao_e_Registro_de_Atividade_Complementar) enviando em uma ou duas vias, de acordo com o número de cursos que queira contabilizar. Para o BICT você precisa informar 100h de atividades complementares e para Engenharia Química, 96 horas (cada curso possui uma carga horária própria). ENVIO do formulário ATRAVÉS DE PLATAFORMA DE ASSINATURA ELETRÔNICA (oferecida de forma gratuita duranta este perído de pandemia, por ex: Docusign ou D4Sign, Clicksign, Adobesign), para assinatura da Coordenação de Curso.
3) Encaminhar de forma digital todas as certificações informadas no(s) formulário(s)ENVIO do formulário e certificações ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE ASSINATURA ELETRÔNICA (oferecida de forma gratuita duranta este perído de pandemia, por ex: Docusign ou D4Sign, Clicksign, Adobesign). Encaminhar ao email marcelobatista@ufsj.edu.br c/c coenqui@ufsj.edu.br
 c
Lembre-se de acessar a página do seu curso, na aba "atividades complementares" para verificar o número de créditos contabilizado para cada certificação (varia de curso para curso).
 

 

TABELA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES.

1. Atividades de Ensino

Atividade/Produto

Forma de registro

Carga Horária

Comprovação

Monitoria

Por semestre

20 h

Certificado

Visita técnica (maximo de 20 h)

Por visita

5 h

Certificado

Unidades Curriculares (UC) Eletivas (inclui TCIC I e TCIC II)

Por semestre

Carga horária da UC (máx. 288 h)

Histórico

2. Atividade de Pesquisa

Atividade/Produto

Forma de registro

Carga Horária

Comprovação

Iniciação Científica – PIBIC/PIIC e outros (por ano)

Relatório final

90 h

Certificado da PROPE ou Órgão de fomento ou do professor responsável.
 

Participação em eventos científicos

 

15 h

Certificado

Apresentação resumo em congresso

 

 

15 h

Certificado de apresentação ou de aceite

Apresentação resumo expandido em congresso

 

20 h

Certificado de apresentação ou de aceite

Apresentação oral em congresso

 

30 h

Certificado de apresentação ou de aceite

Trabalho completo em congresso

Não indexado

Indexado

 

 

20 h

45 h

Certificado de aceite

Publicações de artigo em periódico:

Não indexado

Indexado

 

 

30 h

60 h

Certificado de aceite ou página de rosto do artigo

Grupo de estudos orientado

 

15 h

Relatório

Seminário na instituição

Por seminário

2 h

Certificado

3-Atividade de Representação Estudantil

Atividade/Produto

Forma de registro

Carga Horária

Comprovação

Participação no diretório acadêmico – máximo 30 horas

Por ano

15 h

Certificado

Membro dos Conselhos Superiores ou Colegiado do curso – máximo 30h

Por mandato

15 h

Certificado

4- Atividade de Extensão

Atividade/Produto

Forma de registro

Carga Horária

Comprovação

Participação em projetos de extensão

 

90 h

Certificado do PROEX

Estágios extracurricular e estágio acadêmico – máximo de 90 h

Cada 45 h

15 h

Certificado da Instituição acadêmica ou carteira de trabalho

Membro de comissão organizadora de evento reconhecido, aprovado, ou cadastrado na UFSJ

 

20 h

Certificado

 

 

 

 

Minicursos ministrados em eventos acadêmicos

Por evento

o dobro da carga horária de aulas dadas.

Certificado ou carta de anuência do professor responsável ou tutor

Viagens acadêmicas e culturais sob a coordenação de professor da UFSJ

Por dia de viagem

5 h

Certificado

Bolsa de atividade - realizadas sob a orientação de um professor. Máximo 60 horas

 

Por bolsa

20 h

Certificado da instituição de fomento e do professor

Cursos, minicursos e oficinas

Por evento

Horas constantes no certificado.

certificado

Curso de idiomas reconhecidos

Por semestre

30 h

Certificado