O “Trabalho de Conclusão de Curso” tem por objetivo consolidar a contribuição individual do aluno ao conhecimento sistematizado em Engenharia Química. As principais informações encontram-se a seguir:

  • O discente deverá redigir uma monografia final de curso sobre uma atividade prática ou teórica de seu interesse.
  • A atividade deverá ser orientada por um docente do Curso de Engenharia Química ou Engenheiro Químico.
  • No caso de atividades desenvolvidas em indústria ou em laboratórios externos ao Campus Alto Paraopeba/UFSJ, o professor orientador poderá indicar um profissional coorientador.
  • A monografia será redigida na forma de um artigo científico, segundo as normas da ABNT para elaboração de trabalhos científicos e outras normas definidas pelo Colegiado do Curso.
  • O aluno deverá apresentar seu trabalho a uma banca examinadora constituída por três professores, sendo um deles o orientador.
  • Para poder se inscrever nesta unidade o discente deverá ter cumprido o mínimo de 2412 horas-aula do curso de Engenharia Química
  • Informamos que, partir do  segundo semestre de 2023, o TCC deverá ser desenvolvido individualmente respeitando o artigo 58 da Resolução n º 34/2021 do CONEP.

DOCUMENTOS E NORMAS

Normas TCC

Template TCC

ATA DE DEFESA

PROPOSTA INICIAL TCC

AVALIAÇÃO DA BANCA

 

INSTRUÇÕES AO(À) DISCENTE

Solicitar inscrição em TCC através do Requerimento Eletrônico - a efetivação da mesma ocorrerá após confirmação de orientação do(a) docente indicado em sua solicitação.

 

INSTRUÇÕES AO(À) DOCENTE ORIENTADOR(A)

1) As bancas examinadoras deverão ser cadastradas no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGAA).

2) Caberá ao(à) docente orientador(a) encerrar a nota do(a) discente no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGAA).

3) Os trabalhos finais (revisados e aprovados) deverão ser enviados à coenqui@ufsj.edu.br para posterior publicação na página do Curso de Engenharia Química.


Última atualização: 23/06/2023