► Inscrição Periódica - para mais informações clique aqui
⇒ 06.03 A 10.03.2024 - Formulário online PARA SOLICITAÇÃO de inscrição em disciplina de primeiro período no Curso de Engenharia Química (clique aqui). NÃO É GARANTIA DE VAGA. - FINALIZADO
⇒ Formulário online (clique aqui) para solicitação discente de ajuste em matrícula semestre 2024.1 (não é garantia de vaga). Todas as solicitações encaminhadas através desse formulário serão analisados pela coordenação do curso durante a matrícula extraordinária, desde que o(a) discente tenha realizado a tentantiva de inscrição em terceira etapa no SIGAA e não tenha obtido sucesso. O formulário só poderá ser preenchido utilizando o EMAIL INSTITUCIONAL (caso não tenha acesso ao mesmo acessar instruções em Como criar o seu e-mail institucional: clique aqui) - FINALIZADO
REITERAMOS - CABERÁ AOS DISCENTES realizar a tentativa de ajuste em inscrição em unidades curriculares primeiramente pelo SIGAA. Caso não consiga efetivar a inscrição na disciplina pretendida, printar a tela e/ou salvar comprovante que valide a sua tentativa, para abertura deste formulário online. A abertura deste formulário trata-se de caso excepcional, não sendo garantida a continuidade para os próximos semestres letivos, pois, pretende-se que todo o processo de matrícula discente seja realizado no SIGAA pelo(a) próprio(a) aluno(a).
Período de solicitação nesse curso: 23.02.2024 à 27.02.2024 - FINALIZADO
Critérios para quebra de pré-requisito/extrapolação de carga horária:
1) Somente para discentes que estiverem faltando 540h (não contabilizando TCC, Estágio Obrigatório e Atividades Complementares), para conclusão do curso e na condição de COLAÇÃO DE GRAU no semestre da solicitação da quebra de pré-requisito e/ou extrapolação.
⇒ De 29/01 a 04/02 de 2024 – 1ª etapa de inscrição periódica: Matrícula (clique aqui) - FINALIZADO
⇒ De 09/02 a 11/02 de 2024 – 2ª etapa de inscrição periódica: Rematrícula (clique aqui) - FINALIZADO
⇒ De 20/02 a 15/03 de 2024 – 3ª etapa da Matrícula Extraordinária (clique aqui)
► Calendário Acadêmico 2024 disponível em: https://www.ufsj.edu.br/soces/calendarios.php (utilizem o acesso via link para verificação do documento, pois podem ocorrer mudanças).
► Como criar o seu e-mail institucional: clique aqui
► Alunos, inclusive ingressantes de 2023.2, deverão realizar o processo de inscrição em disciplinas via SIGAA. Apenas os calouros (ingressantes em 2024.1) terão as disciplinas de 1º período cadastradas automaticamente Dicon.
► Solicitação de inscrição em atividades do tipo TCC, Estágio Obrigatório e Atividade Complementar deverão ser realizadas por meio do requerimento eletrônico na página do seu curso (aba Requerimento Eletrônico).
► Eventuais solicitações de quebra de pré-requisito e/ou extrapolação de carga horária deverão ser enviadas, via formulário eletrônico específico para tal solicitação publicado na página do curso, durante o período da 3ª etapa (Matrícula Extraordinária) - não serão analisadas solicitações enviadas por e-mail ou requerimento eletrônico (publicado na aba Requerimento Eletrônico).
► Caso ocorra inconsistências no ato da inscrição periódica em relação a disciplinas de pré-requisito que já foram cursadas com aprovação, gentileza verificar seu histórico escolar. Se a disciplina cursada com aprovação constar como pendente, favor entrar em contato com a dicon_cap@ufsj.edu.br, para análise.
► Em caso de disciplinas já cursadas com aprovação EM CURSO DIFERENTE DO DE ORIGEM é preciso solicitar equivalência junto à sua Coordenação de Curso. Prazo para análise segundo Resolução 011/2022 (45 dias pela Coordenação de Curso + 30 dias para registro pela Dicon_Cap).
O horário de atendimento presencial da SIGRA/CAP, no período de 8 de janeiro de 2024 a 1º de março de 2024, é de 08 às 14 horas, conforme Portaria Normativa nº 077, de 15/12/2023.
O que é e como funciona a Inscrição Periódica?
É a inscrição realizada semestralmente nas unidades curriculares do curso que se está cursando. É regulamentada pela Resolução CONEP 026/2021 e consta da pré-Inscrição em três etapas, conforme definido no Calendário Acadêmico do respectivo ano/semestre. É obrigatória para todos os alunos de graduação da UFSJ, sendo de inteira responsabilidade do discente.
Muita atenção: o aluno que, nos prazos previstos no Calendário Acadêmico para realização da Inscrição Periódica, não realizar a inscrição em unidades curriculares, nem o trancamento de matrícula ou sua renovação, será desvinculado da instituição (Art. 96 do Regimento Geral da UFSJ).
COMUNICADO:
De acordo com a decisão do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Alto Paraopeba, a QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO e EXTRAPOLAÇÃO de carga horária, acontece somente para discentes que estiverem faltando 540h (não contabilizando TCC, Estágio Obrigatório e Atividades Complementares), para conclusão do curso e na condição de COLAÇÃO DE GRAU no semestre da solicitação da quebra de pré-requisito e/ou extrapolação.
Última atualização: 12/03/2024