Inscrição Periódica - para mais informações clique aqui

06.03 A 10.03.2024 - Formulário online PARA SOLICITAÇÃO de inscrição em disciplina de primeiro período no Curso de Engenharia Química (clique aqui). NÃO É GARANTIA DE VAGA. - FINALIZADO

Formulário online (clique aqui) para solicitação discente de ajuste em matrícula semestre 2024.1 (não é garantia de vaga). Todas as solicitações encaminhadas através desse formulário serão analisados pela coordenação do curso durante a matrícula extraordinária, desde que o(a) discente tenha realizado a tentantiva de inscrição em terceira etapa no SIGAA e não tenha obtido sucesso. O formulário só poderá ser preenchido utilizando o EMAIL INSTITUCIONAL (caso não tenha acesso ao mesmo acessar instruções em Como criar o seu e-mail institucional: clique aqui) - FINALIZADO

REITERAMOS - CABERÁ AOS DISCENTES realizar a tentativa de ajuste em inscrição em unidades curriculares primeiramente pelo SIGAA. Caso não consiga efetivar a inscrição na disciplina pretendida, printar a tela e/ou salvar comprovante que valide a sua tentativa, para abertura deste formulário online. A abertura deste formulário trata-se de caso excepcional, não sendo garantida a continuidade para os próximos semestres letivos, pois, pretende-se que todo o processo de matrícula discente seja realizado no SIGAA pelo(a) próprio(a) aluno(a).

Período de solicitação nesse curso: 23.02.2024 à 27.02.2024 - FINALIZADO

Critérios para quebra de pré-requisito/extrapolação de carga horária:

1) Somente para discentes que estiverem faltando 540h (não contabilizando TCC, Estágio Obrigatório e Atividades Complementares), para conclusão do curso e na condição de COLAÇÃO DE GRAU no semestre da solicitação da quebra de pré-requisito e/ou extrapolação.

Os discentes do curso de Engenharia Química poderão solicitar, através desse formulário online:
(i) matrícula na disciplina optativa "Tratamento de águas residuárias". Número de vagas: 10 / Pré-requisito: Operações Unitárias I
(ii) matrícula em disciplinas de primeiro período que, serão concedidas APENAS se houver aumento de vagas disponíveis uma vez que as 50 vagas para ingressantes (calouros) não podem ser ocupadas até o encerramento de todas as chamadas (SISU e Edital de vagas remanescentes).
 
Critérios de prioridade para atendimento de solicitação quebra de pré-requisito/extrapolação de carga horária/inscrição em uc:
 
1) discente que possuir maior carga horária integralizada
2) maior índice acadêmico (MC)
 

De 29/01 a 04/02 de 2024 – 1ª etapa de inscrição periódica: Matrícula (clique aqui) - FINALIZADO

De 09/02 a 11/02 de 2024 – 2ª etapa de inscrição periódica: Rematrícula (clique aqui) - FINALIZADO

De 20/02 a 15/03 de 2024 – 3ª etapa da Matrícula Extraordinária (clique aqui)

► Calendário Acadêmico 2024 disponível em: https://www.ufsj.edu.br/soces/calendarios.php (utilizem o acesso via link para verificação do documento, pois podem ocorrer mudanças).

Como criar o seu e-mail institucional: clique aqui

Alunos, inclusive ingressantes de 2023.2, deverão realizar o processo de inscrição em disciplinas via SIGAA. Apenas os calouros (ingressantes em 2024.1) terão as disciplinas de 1º período cadastradas automaticamente Dicon.

Solicitação de inscrição em atividades do tipo TCC, Estágio Obrigatório e Atividade Complementar deverão ser realizadas por meio do requerimento eletrônico na página do seu curso (aba Requerimento Eletrônico).

Eventuais solicitações de quebra de pré-requisito e/ou extrapolação de carga horária deverão ser enviadas, via formulário eletrônico específico para tal solicitação publicado na página do curso, durante o período da 3ª etapa (Matrícula Extraordinária) - não serão analisadas solicitações enviadas por e-mail ou requerimento eletrônico (publicado na aba Requerimento Eletrônico).

Caso ocorra inconsistências no ato da inscrição periódica em relação a disciplinas de pré-requisito que já foram cursadas com aprovação, gentileza verificar seu histórico escolar. Se a disciplina cursada com aprovação constar como pendente, favor entrar em contato com a dicon_cap@ufsj.edu.br, para análise.

Em caso de disciplinas já cursadas com aprovação EM CURSO DIFERENTE DO DE ORIGEM é preciso solicitar equivalência junto à sua Coordenação de Curso. Prazo para análise segundo Resolução 011/2022 (45 dias pela Coordenação de Curso + 30 dias para registro pela Dicon_Cap).

O horário de atendimento presencial da SIGRA/CAP, no período de 8 de janeiro de 2024 a 1º de março de 2024, é de 08 às 14 horas, conforme Portaria Normativa nº 077, de 15/12/2023.


O que é e como funciona a Inscrição Periódica?

É a inscrição realizada semestralmente nas unidades curriculares do curso que se está cursando. É regulamentada pela Resolução CONEP 026/2021 e consta da pré-Inscrição em três etapas, conforme definido no Calendário Acadêmico do respectivo ano/semestre. É obrigatória para todos os alunos de graduação da UFSJ, sendo de inteira responsabilidade do discente.

Muita atenção: o aluno que, nos prazos previstos no Calendário Acadêmico para realização da Inscrição Periódica, não realizar a inscrição em unidades curriculares, nem o trancamento de matrícula ou sua renovação, será desvinculado da instituição (Art. 96 do Regimento Geral da UFSJ).

 

COMUNICADO:

De acordo com a decisão do Curso de  Engenharia Química da Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Alto Paraopeba, a QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO  e  EXTRAPOLAÇÃO de carga horária, acontece somente para discentes que estiverem faltando 540h (não contabilizando TCC, Estágio Obrigatório e Atividades Complementares), para conclusão do curso e na condição de COLAÇÃO DE GRAU no semestre da solicitação da quebra de pré-requisito e/ou extrapolação.


Última atualização: 12/03/2024