Segurança Institucional


                    

 

                    

                     

 

 

 

 
         

             

_________________________________________________________________________________________

 

SEGURANÇA INSTITUCIONAL

Os serviços de segurança patrimonial e pessoal estão sob responsabilidade do Setor de Segurança Institucional - SSEGI, vinculado à Divisão de Prefeitura de Campus.

O objetivo do setor é promover um ambiente mais seguro para todos, mediante diálogo sempre aberto e direto com toda a comunidade acadêmica, respeitando e considerando as especificidades do meio universitário. Ações conjuntas são importantes para que a segurança não se torne uma imposição, mas sobretudo, que possa ser compreendida e adotada por todos, estabelecendo uma constante cultura de segurança.

As ações de segurança não devem ser pautadas apenas em registros estatísticos, mas essencialmente em implementar políticas de segurança preventivas, democráticas e educativas no campus.

Especificamente, ao serviço de segurança, compete exercer a vigilância e a proteção tanto dos bens patrimoniais, móveis e imóveis, pertencentes à Instituição, quanto da integridade física da comunidade universitária. Possui papel fundamental para inibir depredações, violações, furtos, roubos, além de outros sinistros que redundem em dano ao patrimônio. A vigilância é exercida por servidores federais do quadro permanente e através de contratação de empresa especializada na prestação de serviços de vigilância desarmada, atendendo a todos os campi. Atualmente, o contrato está firmado com a empresa Triunfo Segurança Ltda.

O serviço é executado ininterruptamente, mediante escalas de trabalho 12 x 36 e 44 horas semanais, em turnos, diurno e noturno, permitindo a cobertura 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Em todos os campi são mantidos livros para registro de ocorrências ou quaisquer outras anormalidades verificadas pela equipe de vigilância. Qualquer usuário pode solicitar registro nestes livros em assuntos diversos como, atividades suspeitas, vandalismo, iluminação pública, animais no campus, incêndio, perdas de objetos, uso indevido de instalações dentre outras situações que julguem convenientes informar à UFSJ. Cabe também, registro de críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria no sistema de segurança. Os registros, críticas e ou sugestões também podem ser encaminhados por e-mail: seguranca@ufsj.edu.br, ou pelo telefone 3379-5409.

 

Responsáveis pela gestão do serviço de segurança institucional

 

Fábio Chaves

Diretor da Prefeitura de Campus

fchaves@ufsj.edu.br

3379 - 5403

 

Gilmar Cândido Rodrigues

Chefe do Setor de Segurança Institucional

3379 - 5409

gilmarcr@ufsj.edu.br

seguranca@ufsj.edu.br

 

Equipe

Vera Lúcia Lopes

Nilo César dos Santos

Gilmar Cândido Rodrigues