• O que é radioamadorismo?

Segundo a Anatel, "O Radioamadorismo é o serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial". Onde uma pessoa faz uso de ondas de radio para enviar e ou receber informações e. Para se ter uma estação radioamadora, é necessário que seu praticante possua conhecimentos básicos sobre a legislação que rege o serviço, detenha conhecimentos científicos (fundamentos) de eletricidade e eletrônica e que seja aprovado nos exames da Anatel.

  • O que é radioescuta?

A radioescuta consiste em ouvir a transmissão de frequências de rádio, desde as mais conhecidas, emitidas por rádio emissoras em FM e AM, mas também em ondas curtas, além das transmissões de radioamadores, satélites, balões meteorológicos e aeronaves. Normalmente, o radioamador começa como radioescuta ou rádio cidadão e depois se torna um radioamador.

  • Quanto custa ser radioescuta?

A radio escuta é completamente gratuita. O interessado precisa possuir os equipamentos adequados, mas não existe nenhuma taxa sobre esse serviço.

  • Como iniciar na radioescuta? 

Ao conseguir ouvir a informação em qualquer onda de rádio a pessoa já iniciou a radioescuta

  • Radioamadorismo é coisa do passado?

Radioamadorismo é um serviço tecnológico, onde se faz necessário estudar, experimentar, montar equipamentos. A diversidade de modalidades é muito grande, despertando interesses distintos. O radioamadorismo também tem muito valor em momentos de emergência: a defesa civil promove muitos treinamentos com radioamadores e também utiliza muito a infraestrutura radioamadoristica existente. Em momentos de calamidades, normalmente celular, telefone e até a energia elétrica tem seu fornecimento interrompido. A infraestrutura radioamadoristica quase sempre utiliza fornecimento de energia de emergência (baterias, painéis solares) e, portanto não sofre interrupção durante calamidades. São vários os casos em que enchentes, deslizamentos, etc. interromperam os serviços comerciais de comunicação, e a única alternativa que resta é a infraestrutura de antenas do radioamadorismo. Países como o Japão, India, Rússia e Estados Unidos incentivam muito a prática do radioamadorismo nas escolas e universidades, para que essa atividade continue popular e abrangente.

  • O que é o Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER)?

É um documento emitido pela Anatel que indica que tal pessoa esta apta a operar uma estação de radioamador.

  • Como iniciar no radioamadorismo?

O primeiro passo é ser aprovado no teste de avaliação que para obter seu COER (Certificado de Operador de Estação de Radioamador ).  Existem três classe de radioamadores A, B e C, sendo para se tornar um radioamador classe A é necessário um ano de expedição do COER classe B, ou seja, qualquer um pode realizar os testes para se tornar um radioamador classe C ou B. A diferença entre elas são as faixas de radiofrequências e a potencia de operação autorizadas para cada classe, por exemplo, um radioamador classe C não pode operar em certas faixas que um radioamador classe B ou A opera e a potencia máxima permitida para ele é 100 W. Caso o radioamador classe C deseje se tornar classe B ele precisar realizar a os testes relativos à classe B e obter seu novo COER.

Após essa etapa e se aprovado é o momento de fazer um requerimento à ANATEL de uma Licença de Funcionamento de Estação e é nesse momento que a pessoa irá obter seu indicativo de chamada ( Será o “nome “ da sua estação entre os radioamadores), a pessoa poderá escolher seu indicativo caso esteja de acordo com sua classe, estado e vago já que cada indicativo é único. Caso contrario algum indicativo disponível será designado para a pessoa.

Após o pagamento das taxas a licença sairá e tudo estará pronto para começar a operar como um radioamador.

Aqui é possível consultar disponibilidade de indicativos.

 

Conteudo dos testes para cada classe:

Classe C: Técnica e Ética Operacional e Legislação de Telecomunicações

Classe B: Técnica e Ética Operacional, Legislação de Telecomunicações, Conhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade e Transmissão e Recepção Auditiva de Sinais em Código Morse

Classe A: Técnica e Ética Operacional, Legislação de Telecomunicações, Conhecimentos Técnicos de Eletrônica e Eletricidade e Transmissão e Recepção Auditiva de Sinais em Código Morse

Observações: Menores de 18 anos só podem solicitar o COER classe B após decorridos 2 anos da data de expedição do COER classe C.

Para obter a condição de aprovado, o requerente deve obter uma nota mínima de:

70% na prova de Técnica e Ética Operacional ( Classe A,B e C )

70% na prova de Legislação de Telecomunicações  (Classe A,B e C )

50% na prova de Conhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade (Classe B)

70% na prova de Conhecimentos Técnicos de Eletrônica e Eletricidade (Classe A)

Para aprovação nas provas de Código Morse é necessário, no mínimo:

Acertar 87 caracteres dos 125 caracteres totais (Recepção Auditiva)

Acertar 87 caracteres dos 125 caracteres totais (Transmissão Manual)

 

Conteúdo de estudo para os exames do COER, abaixo segue algumas sugestões :

Legislação de telecomunicações, aqui.

Ética e técnica operacional, aqui

Eletrônica e eletricidade, aqui.

Instruções para o prova de telegrafia ,aqui.

          Site para aprender e praticar código Morse Lcwo.net

          Simulados Aqui ou aqui.

          Videoaulas Aqui

          Apostila sobre legislação e técnicas operacionais Aqui

  • O que é radio cidadão?

 

O radio cidadão também chamado de PX, é um serviço de comunicação através de ondas curtas (HF). Esse serviço tem como objetivo proporcionar comunicações em radiotelefonia, em linguagem clara, de interesse geral ou particular; atender a situações diversas, entre elas chamadas de emergência. O serviço de rádio cidadão também costuma ser uma das portas de entrada para o radioamadorismo.

  • Onde o radioamadorismo é relevante?

Por ser um serviço técnico-cientifico o radio amadorismo não possui fins lucrativos,  ele é utilizado para intercomunicação e estudos técnicos. São diversas as modalidades de transmissões no radioamadorismo, dentre elas: telegrafia ou CWAMSSB-USB/LSBFMFSK para os modos digitais: SSTV, RTTY, packet e outros (Acesso via internet+software+radio), operação via satélite.   Ao possuir uma estação de radiocomunicação diversos conhecimentos são adquiridos sobre os diversos ramos da ciência, pois, para se ter uma estação de rádio é necessário dominar diversos ramos do conhecimento tecnológico e científico, alguns são: a eletricidade, comunicação, a eletrônica, a mecânica, incluindo a matemática e a física em modo geral, para os aficionados em comunicados. Muitos profissionais das mais diversas áreas nasceram a partir de estudos feitos no radioamadorismo.A oportunidade de se comunicar com outros colegas radioamadores de todas as partes do mundo por meio de uma estação de rádio traz benefícios por permitir a integração entre pessoas de diversas culturas e países.

  • Quais equipamentos posso adquirir para iniciar no radioamadorismo/radioescuta?

Para iniciar você somente precisa de um equipamento capaz de sintonizar ondas de radio e caso seja do seu interesse transmitir também o aparelho precisa ser capaz disso. Existe diversos modelos de rádios e equipamentos de diversos preços mas uma coisa muito comum no mundo do radioamadorismo é a construção dos próprios equipamentos em casa mesmo com sucatas e reaproveitamento de peças.

  • Consigo participar sem ter um rádio?

Sim a internet é uma grande aliadas em situações como essa, um exemplo é o websrd, que  é um receptor de rádio definido por software conectado à Internet, permitindo que muitos ouvintes o escutem e sintonizem simultaneamente. A tecnologia SDR torna possível que todos os ouvintes sintonizem de forma independente e, assim, ouçam sinais diferentes; isso contrasta com os muitos receptores clássicos que já estão disponíveis na Internet. Outro exemplo é o echolink onde os radioamadores se comunicam utilizando a tecnologia VOIP.

  • Como receber as transmissôes de um satélite?

 Você precisa rastrear o satélite  descobrir sua localização, e sintonizar seu equipamento na frequência de downlink do satélite no momento em que o mesmo estiver passando sobre a localização. Às vezes é interessante investir um tempo ou dinheiro em equipamentos melhores para que as comunicações se tornem menos custosas.

Sugestão de site para rastear satélites:

https://www.n2yo.com/

Visite nossa sessão sobre satélites

  • O que é um balão meteorológico?

É um equipamento  suspenso por um balão hidrogênio e hélio muitas vezes utilizado para estudos. Uma radiossonda e acoplada ao equipamento e medir grandezas como: temperatura, umidade, pressão, velocidade do vento e direção na atmosfera superior, essa radiossonda emite constantemente essas informações para o solo.

Visite nossa sessão sobre Balões

  • O que é uma radiossonda?

É um conjunto de equipamentos  e sensores que suspensos por balões meteorológicos transmite constantemente para o solo informações.As radiossondas operam nas frequências de rádio de 403 MHz ou 1680 MHz e ambas as frequências podem ser ajustadas ligeiramente para mais ou para menos caso seja necessário.