Existem diversos satélites em orbita baixa da terra atualmente, e é possível utilizá-los para se comunicar através de um radio com estações que estão em outra cidade, estado, até mesmo país. Na terra temos as chamadas repetidoras que são antenas, geralmente localizadas em locais altos geograficamente falando e que recebem a informações de um radio e possuem o papel aumentar o alcance de informação, algo que com somente com a antena do radio pode ser complicado.

Com esses satélites não é muito diferente, a estação envia o sinal para o satélite e ele reenvia para a terra, mas com uma cobertura muito maior, logo mais estações serão capazes de captarem seu sinal. Não é necessário equipamentos complexos para isso mas no radioamadorismo a ideia de sempre  estar construindo ou modificando equipamentos para melhorar a qualidade dos contatos é altamente incentivada. Aqui em baixo você encontrará um exemplo e o passo a passo de uma antena projetada para realizar contatos com satélites.  (Lembrando que estação pode ser um simples radio de mão, completamente portátil).

 

Uma autorização da ANATEL é necessária para se comunicar através dos satélites radioamadores, que são:

· Procedimentos nacionais: envolvem somente a Anatel e incluem a necessidade de Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER), autorização de serviço e licenciamento de estação terrena. Os procedimentos estão descritos no Manual disponibilizado, assim como as taxas relativas a Autorização de Serviço, Direito de Uso de Radiofrequência (PPDUR) e Taxa de Fiscalização de Instalação (TFI).

· Procedimentos internacionais: aplicáveis somente em casos de satélites radioamadores brasileiros, envolvem órgãos como Anatel, UIT e a Agência Espacial Brasileira. Não há taxas específicas para os procedimentos internacionais realizados por estes órgãos, desde que as características da rede brasileira se enquadrem no escopo definido pela UIT para o serviço radioamador por satélite.

O Brasil possui seis registros ativos de satélites não geoestacionários do tipo radioamador. O mais recente a entrar em órbita foi o Floripasat-1, da Universidade Federal de Santa Catarina, no final de 2019.

 

Canal no YouTube do Grupo de de difusão do conhecimento em radiocomunicação - PY4CAP. AQUI

Site para obter maiores informações sobre a operações utilizando satelites. AQUI.

Um exemplo de antena caseira para operação de satélites. AQUI