Radiossondas e Balões Meteorológicos

As radiossondas são um conjunto de equipamentos  e sensores projetados para medir temperatura, umidade, pressão, velocidade do vento e direção na atmosfera superior, possibilitando a aquisição da dados e conhecimentos sobre condições atmosféricas e/ou meteorológicas dominantes em um determinado local.

Durante o voo esses equipamentos ficam durante todo o tempo enviando informações via ondas de rádio para algum equipamento terrestre fixo e a partir daí esses dados são analisados. Diversos institutos de clima e organizações ambientais ou de pesquisa costumam fazer uso desse tipo de equipamento para aprimorar seus estudos.

Esses equipamentos são suspensos através de balões inflados com gás hélio ou hidrogênio capazes de atingir alturas em torno de  18 e 37 km. Estes balões são lançados para o que se convencionou chamar de área próxima ao espaço da atmosfera Terrestre, onde existe muito pouco ar, mas na qual um satélite não consegue se manter em órbita.

Esses balões voam por um tempo e em algum momento acabam voltando para a terra, mas graças aos sistemas de navegação por satélite tais como receptores de GPS, é possível rastrear o local da queda e recuperar o equipamento para utilizá-los novamente em outros experimentos. É importante ressaltar também que esse tipo de equipamento não oferece risco nenhum, caso uma pessoa comum encontre um balão meteorológico, provavelmente nele terá instruções sobre como devolver, caso contrario, é só eliminar seguindo as diretrizes do país para a eliminação de resíduos elétricos. Os restos do balão em si, se houver, podem ser eliminados com o lixo doméstico.

Nesse link é possivel assistir uma palestra do radioamador Demilson Quintão (PY2UEP) sobre  radiossondas e o radioamadorismo. Aqui.

Nesse site, Habhub, é possivel rastrear balões metereológicos em todo o planeta. Aqui.

Guia para iniciar a rastreiar balões. Aqui