Antenas são ferramentas destinadas a transmitir ou receber ondas de rádio e é muito comum  no meio radio amadorístico que o próprio radioamador projete ou construa sua própria antena, às vezes por puro interesse em realizar experimentos, às vezes por custos.

Os radioamadores costumam focar suas atividades em dois ramos, projeto e construção de receptores ou transmissores e antenas. Geralmente são projetos mais simples e de baixa potencia, coisas mais complexas ficam na mão de empresas especializadas.

As antenas podem ser utilizadas tanto para a transmissão quanto para recepção, se acoplada em um dispositivo transmissor, esse dispositivo produz um sinal em forma de corrente alternada, ou seja, possui uma oscilação. Quando essa corrente oscila na antena uma onda eletromagnética é gerada e essa onda se irradia pelo ar, quando essa onda atinge uma antena receptora, uma corrente será induzida na antena, conduzida até o dispositivo receptor que irá trabalhar com esse sinal recebido.

A eficiência de uma antena depende de alguns fatores: comprimento físico, tamanho das ondas que se deseja trabalhar, uma correta produção e instalação. Quanto maior for o numero de oscilações da onda, maior será sua frequência (Hz) e quanto maior for a frequência menor será o comprimento da onda. O ideal é que a antena tenha metade ou um quarto do tamanho da onda e é interessante que tanto a antena transmissora quanto a receptora estejam no mesmo posicionamento, vertical/vertical ou horizontal/horizontal e é nessas atividades que radioamadores costumam empregar uma parte do seu tempo a fim de estar sempre melhorando a qualidade de seus contatos.

                                                                                                                                               FONTE

É importante saber qual o melhor tipo de antena para a sua necessidade, as vezes não é necessário irradiar em todas as direções, em uma comunicação estação com estação por exemplo, é mais interessante utilizar um tipo de antena com um irradiação direcionada, dessa mais maneira o usuário estará aproveitando melhor a potencia fornecida por seu aparelho, e quem está recebendo conseguirá faze-lo com uma melhor qualidade. Existem basicamente dois tipos de antenas: As omnidirecionais e as direcionais onde a primeira irradia em todas as direções e a primeira em uma direção especifica.

As ondas eletromagnéticas se propagam em diversos meios e as ondas irradiadas por uma antena podem se propagar pela atmosfera terrestre ou pelo ar. A regra geral é que quanto menor for a frequência da onda maior será a propagação pela superfície terrestre e quanto maior for a frequência maior será a propagação pela atmosfera.

                                                                                                                                                                                                 FONTE

Tipos de Antenas:

Dentro das omnidirecionais basicamente teremos a antena vertical:

  

                                                                                                                                                                                                        FONTE

 

Quanto as antenas direcionais os principais tipossão:

  • Dipolo:

Constituída por dois fios com o tamanho de um quarto de onda cada, essa antena irradia numa direção perpendicular à direção dos fios.

    

                                                                                                                                                                                                                                  FONTE

 

Materiais necessários para uma antena dipolo. Aqui

Modelagem de uma antena dipolo 20 m utilizando o Software MMANA-GAL. Aqui

Arquivo .mma AQUI

  • Yagi:

Esse tipo de antena além dos elementos dipolos que irradiam ela também possui elementos refletores e diretores, todos no mesmo plano. A direção de irradiação é perpendicular à direção dos elementos, com transmissão e recepção prioritária na direção dos elementos diretores. Geralmente feita para faixas de frequência especificas e possui uma alta direcionalidade com um bom desempenho transmitindo e recebendo.

  

                                                                                                                                                                                                                                                         FONTE

Um exemplo de antena caseira para operação de satélites. AQUI

Modelagem dessa antena atraves do software MMANA-GAL. AQUI

Arquivo .mma(Extensão utilizada pelo software). AQUI

  • Triangular (Delta Loop)

Esta antena possui a forma de um triangulo com um perímetro de tamanho semelhante ao comprimento da onda com a qual se deseja trabalhar. A base do triangulo fica voltada para o solo e sua direção de irradiação é ortogonal ao plano do triangulo.

  

                                                                                                                                                                                                  FONTE

  • Fio Longo

Composta por um fio esticado do mesmo tamanho do comprimento de onda, onde uma das extremidades é conectada ao dispositivo. A direção de irradiação é ao longo do fio.

  

                                                                                                                                                                                           FONTE