1 - Acelerar a vacinação pode salvar 50 mil vidas, diz estudo da UFSJ

 
Nota técnica recentemente publicada, com dados de pesquisa realizada em parceria entre os departamentos de Ciência da Computação das Federais de São João del-Rei (UFSJ) e de Juiz de Fora (UFJF), aponta para um cenário ainda mais desolador da pandemia da covid-19 no Brasil, caso o atual ritmo de vacinação não avance.
 
Confira a matéria completa.
 
 

2 - Professora do CCO coordena treinamento para vacinação da covid-19

 
Você deve ter acompanhado a publicação em que mostramos o Darth Vader sendo vacinado contra covid-19 em Divinópolis. Para alcançar essa “prevenção intergaláctica”, é preciso que cada profissional envolvido passe por capacitações. Uma das profissionais por trás dos treinamentos da equipe de vacinação do município é a professora do curso de Enfermagem da UFSJ, Valéria Conceição de Oliveira.
 
Confira a matéria completa
 
 

3 - Dia do Orgulho LGBTQIA+: "O inimigo existe e não é o cidadão médio"

 
Por Agnes Monteiro da Silva, jornalista formada pela UFSJ
 
No mesmo mês em que Roberta Nascimento teve seu braço amputado após ser queimada viva em Recife; Maria Eduarda, 22 anos, ter sido morta a tiros no interior do Piauí; e Lígia, encontrado a morte após ser atacada em um bar na cidade de Rio Preto, as cores do arco-íris invadem perfis nas redes sociais, sites e vitrines por todo o país. Aliás, junho é o mês de celebrarmos todas as formas de amor!
 
Confira o texto completo
 
 

4 - Egresso da UFSJ expõe suas vivências artísticas na Colônia Juliano Moreira

 
A exposição virtual Dilúvios, produzida pelo artista Marlon de Paula, fica aberta à visitação virtual até 1º de agosto. Resultado da residência artística realizada em 2019 no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, na cidade do Rio de Janeiro, a mostra é fruto de parceria entre o Museu e o Festival Internacional Artes Vertentes. E reúne as fotografias que Marlon fez no interior da Colônia Juliano Moreira, a partir das vivências artísticas com usuários e criadores da instituição psiquiátrica, que incluem também relatos de experiências dos participantes de oficinas de fotografia, promovidas pelo artista na Colônia.
 
Confira a matéria completa
 
 

5 - Congresso de Comunicação das Vertentes: avaliação positiva

 
Na sexta (25/7), encerrou-se o I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes, evento on-line promovido pelo Departamento de Comunicação Social da UFSJ (Dcoms). Durante dois dias intensos de atividades, a primeira edição do Comunica Vertentes mobilizou quase 300 congressistas, que apresentaram seus trabalhos acadêmicos em 10 sessões temáticas.
 
Para o professor Luiz Ademir de Oliveira, que respondeu pela coordenação geral do evento, “a avaliação é muito positiva.” Há muito o que comemorar: “Tivemos a participação maciça dos alunos de graduação da UFSJ, e da pós, tanto de nossa Universidade, como da UFJF e de outras instituições”, pontua o docente.
 
Confira a matéria completa.
 
 

6 - Brinquedoteca UFSJ faz levantamento sobre atividades lúdicas virtuais

 
Confira mensagem da Brinquedoteca da UFSJ: 
 
"Prezad@s,
 
A equipe da Brinquedoteca UFSJ, desde já, agradece às coordenações de curso por divulgarem esta breve pesquisa a seus professores.
 
Estamos coletando interesse dentre os que têm filhos (ou conhecem crianças) que gostariam de receber atividades lúdicas virtualmente, além de outras demandas.
 
Agradecemos a divulgação.
Segue o LINK da Pesquisa: PESQUISA BRINQUEDOTECA UFSJ".
 
 

7 - Pibic Fapemig: inscrições se encerram nesta quinta (1/7)

 
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lembra aos pesquisadores mineiros que o período de inscrição de projetos na Seleção Pública de Adesão ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic) se encerra nesta quinta, 1º de julho.
 
Confira a matéria completa
 
 

8 - Pós em Engenharia Mecânica convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de mestrado intitulada “Monitoramento da potência elétrica no processo de retificação plana tangencial do aço AISI H13”, do discente Bruno da Silva Procaci.
 
Quando: 2 de julho, às 8h30, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Lincoln Cardoso Brandão (presidente/UFSJ), Sandro Pereira da Silva (Ufla), Rosemar Batista da Silva (UFU), Artur Mariano de Sousa Malafaia (UFSJ) e Carlos Henrique Lauro (UFSJ) - suplente. 

Última atualização: 01/07/2021