1 - Reginaldo Lopes quer UFSJ como parceira para desenvolvimento regional

 
O reitor Marcelo Andrade recebeu na última segunda, 18, a visita do deputado federal Reginaldo Lopes (PT). Ex-aluno da UFSJ, o parlamentar externou sua preocupação com o contexto nacional e particularmente com as instituições federais de ensino, e o corte de 90% dos recursos para pesquisa na PLOA 2022. Ele garantiu estar trabalhando pela recomposição orçamentária das universidades públicas.
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Eleições Conep: inscrições abertas até dia 22

 
A Comissão Eleitoral da Universidade Federal de São João del-Rei comunica a abertura de inscrições para a eleição de dois docentes, atuantes no ensino de graduação e de pós, que passariam a compor o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep).
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Cuidado e enfrentamento a situações de violência contra a mulher

 
O programa de extensão Entre idas e vindas: construindo fluxos e fortalecendo redes de cuidado à mulher em situação de violência no município de São João del-Rei realiza, nesta quarta e quinta, dias 20 e 21, o III Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e V Encontro Gênero, Saúde e Direitos Humanos.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - UFSJ restaura lenços do "mestre-sala dos mares"

 
O Laboratório de Conservação e Restauração de Obras Raras da UFSJ (Labdoc) restaurou um legado muito raro do lendário João Cândido: dois lenços em tecido de algodão bordados pelo próprio herói popular, enquanto cumpria pena pela Revolta, na Ilha das Cobras, no litoral fluminense.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - Seminários do FQMat debate transistores eletroquímicos nesta sexta (22/10)

 
A disciplina Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) debate, nesta sexta-feira (22/10), a partir das 10h, Transistores Eletroquímicos Orgânicos de Efeito de Campo. O convidado é o professor José Pedro Mansueto Serbena, do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
 
A transmissão será realizada no canal do FQMat no Youtube.
 

6 - PGDPLAT abre processo seletivo

 
Estão abertas as inscrições para seleção de novos alunos de Mestrado e Doutorado no Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território. Segundo o Edital, as avaliações do processo seletivo serão realizadas em 03 etapas: prova escrita (instrumental de conhecimento em língua estrangeira e dissertativa de conhecimentos específicos), entrevista e análise curricular.
 
Mais informações podem ser obtidas no site do Programa.
 

7 - PPGEL convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (UFSJ/Cefet-MG) convida para a defesa da dissertação, intitulada CÁLCULO DA CAPACIDADE DIN MICA DE TRANSFERÊNCIA DE POTÊNCIA NA REDE DE TRANSMISSÃO POR MEIO DE UMA ABORDAGEM MULTIOBJETIVO, do mestrando Junior Natan Nascimento da Costa.
 
Quando: 21 de outubro, às 9h, neste link.
Banca: Wesley Peres - UFSJ (orientador)
Francisco Carlos Rodrigues Coelho - UFSJ (coorientador)
Allan Fagner Cupertino - Cefet-MG
Eduardo Gontijo Carrano - UFMG 
João Alberto Passos Filho (UFJF)
 

8 - FQMat convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais convida para a defesa de dissertação de mestrado, intitulada COMPLEXOS SUPRAMOLECULARES TBAF/ÁLCOOIS VOLUMOSOS COMO AGENTES DE FLUORAÇÃO, do mestrando Fernando Marques Lisboa.
 
Quando: 22 de outubro, às 14h, pelo canal do FQMat no Youtube.
Banca: Josefredo Rodriguez Pliego Junior (presidente)
Heitor Avelino de Abreu - UFMG
Marcelo Siqueira Valle - DCNAT/UFSJ
Guilherme Ferreira de Lima - UFMG (suplente)
Luiz Gustavo de Lima Guimarães - DCNAT/UFSJ (suplente)
 

9 - Presidente da Andifes fala sobre processo orçamentário em evento do TCU

 
Estão abertas as inscrições para o Ciclo de Debates sobre o Processo Orçamentário das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) vinculadas ao Ministério da Educação. O evento, realizado pelo Tribunal de Contas da União, está marcado para os dias 21 e 22 de outubro, e reunirá especialistas em governança fiscal e orçamentária, educação superior e processo orçamentário.
 
Confira a matéria completa.
 

10 - Fapemig: editais de novos programas abertos

 
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) tornam públicas as chamadas 08/2021 e 09/2021. Os editais estão vinculados, respectivamente, ao Programa de Apoio aos Ambientes Promotores de Inovação e Bolsas de Pós-Graduação, pelo Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH).
 
Confira a matéria completa.

Última atualização: 20/10/2021