1 - Reitoria abre editais para aquisição de equipamentos destinados à pesquisa

 
Estão abertas duas chamadas para propostas de aquisição e instalação de equipamentos para projetos de pesquisa, de acordo com os editais lançados pela Reitoria da UFSJ na última sexta, 29. O prazo para submissão dos projetos vai até às 23h59 do dia 4 de novembro, nesta quinta-feira.
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Editais 01/2021 e 02/2021 Reitoria: perguntas frequentes

 
A fim de esclarecer as dúvidas que mais têm surgido com relação aos editais publicados na sexta, 29, referentes à aquisição e instalação de equipamentos para projetos de pesquisa, destacamos orientações pontuais para nossa comunidade acadêmica.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Fapemig anuncia reajuste de 25% no valor das bolsas de formação

 
A boa notícia divulgada semana passada para os pesquisadores de Minas Gerais. O governo estadual liberou o reajuste de 25% no valor das mensalidades das bolsas de formação concedidas pela Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - Duas histórias para além de outubro: a luta contra o câncer de mama precoce

 
Luciana e Lilian se conheceram no consultório do mastologista. Elas tinham menos de 30 anos, e não se encaixavam nas estatísticas do Instituto Nacional do Câncer para as probabilidades de desenvolverem câncer de mama. Enquanto Luciana aguardava na sala de espera a sua primeira consulta, com o resultado de seus exames em mãos, viu Lilian sair chorando do consultório. O que ela não poderia imaginar é que as lágrimas eram de alegria: Lilian chorava pela confirmação de que sua mastectomia tinha sido um sucesso.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - Del Rei Xadrez: inscrições abertas até amanhã, 04

 
Olha que legal nossa dica cultural de hoje: neste sábado, 6 de novembro, tem Del Rei Xadrez UFSJ, totalmente on-line, pelo site lichess.org. Os interessados podem se inscrever até amanhã, quinta-feira, 04.
 
Começou a curtir xadrez após o Gambito da Rainha? Ou já acompanhava Magnus Carlsen, quem sabe até Kasparov ou o nosso Mequinho? Não importa, todos estão convidados.
 
As inscrições são gratuitas e os três primeiros colocados serão premiados: R$150 para o campeão, R$70 para o vice e um uniforme da UFSJ para o bronze.
 
O regulamento pode ser consultado neste link.
 
A organização é do grupo PET - Materiais e Inovação Tecnológica da UFSJ.
 

6 - Progp divulga cursos on-line da Enap para mês de novembro

 
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), como forma de promover o desenvolvimento contínuo dos servidores públicos, oferece, mensalmente, catálogo de cursos de curta duração, exclusivos para a categoria, em áreas de interesse que vão desde auditoria e controle, comunicação e design, até orçamento e finanças, passando por ciência de dados e gestão de pessoas. Os cursos são gratuitos e totalmente a distância.
 
O catálogo com os cursos por área temática estão disponíveis neste link.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
 

7 - CPAD disponibiliza Código de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos da UFSJ

 
A CPAD informa que, a partir de 01/11/2021, encontra-se vigente o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos da UFSJ, resultado da junção dos códigos de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal e às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior. 
 
O documento, que teve os descritores de todos os códigos revisados, de forma a torná-los mais amigáveis aos usuários, é resultado do mapeamento que foi realizado com as mais de 350 unidades organizacionais da UFSJ, ocasião em que cada uma delas pôde informar à Comissão os assuntos para os quais protocoliza documentos avulsos e processos no Sipac, tendo sido indicados códigos mais adequados a cada situação.
 
Navegando pelas abas da planilha, os usuários poderão consultar os códigos referentes às atividades meio / administrativas (Administração Geral, Organização e Funcionamento, Gestão De Pessoas, Gestão De Materiais, Gestão De Bens e Serviços, Gestão Orçamentária e Financeira, Gestão da Documentação e da Informação, Gestão dos Serviços Postais e Atividades Acessórias) e às atividades fim / acadêmicas (Graduação, Pós-Graduação Stricto Sensu, Pós-Graduação Lato Sensu, Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil).
 
Oportunamente, a Comissão esclarece que o cuidado com o documento faz-se necessário desde o momento de sua criação, momento em que se atribui o código de classificação, que por sua vez definirá os prazos de guarda (corrente e intermediária) e destinação final (guarda permanente ou eliminação). 
 
A utilização de código indevido poderá acarretar na eliminação antecipada do documento, o que causaria severos prejuízos à organização, usuários e sociedade em geral, haja vista que são fontes de prova e consulta. Desta forma, sempre que necessário, o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos da UFSJ deve ser retomado. Havendo dúvidas remanescentes, a unidade deverá entrar em contato com cpad@ufsj.edu.br.
 
O Código de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos da UFSJ pode ser consultado aqui.
 
*Com informações de Comissão Permanente de Avaliação de Documentos
 

8 - AssoVio Vertentes promove festival

 
Termina nesta quinta, 4, o Festival Escrita Fina/Composição em Pauta, que tem como objetivo o fomento, incentivo e desenvolvimento de novas obras, da música nova, para violão. Promovido pela Associação de Violão das Vertentes, o evento é transmitido pelo Youtube com início às 20h.
 
Sua primeira e única edição até o momento acontece em 2021, devido ao cenário on-line e digital desenvolvido com a pandemia. O Festival contou com duas etapas que contemplaram novos e já estabelecidos compositores e intérpretes, mas que neste momento, se unem em uma grande convergência.
 
Todas as apresentações podem ser acessadas aqui.
 

9 - Congresso internacional trata a sustentabilidade nos processos agronômicos

 
De 3 a 5 deste mês acontece, remota e diretamente do México, o XI Congreso Internacional de Sistemas Silvopastoriles e o I Congreso de la Red Global de Sistemas Silvopastoriles. O evento tem como objetivo fomentar e facilitar a troca de experiências entre produtores, investigadores, empreendedores e todos aqueles interessados em temas ligados à sustentabilidade na área das Ciências Agrárias
 
Confira a matéria completa.
 

10 - [Oportunidade] Lafarge Holcim inscreve para trainee até 15 de novembro

 
O Programa Talentos Comerciais Lafarge Holcim 2021 recebe inscrições, para seu programa de trainee, de egressos e formandos dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Minas, Produção e Química, com formação entre dezembro de 2018 e dezembro deste ano, até o dia 15 de novembro, neste link. Requisitos complementares são inglês intermediário e disponibilidade de mudança em território nacional.
 

11 - [Oportunidade] Abertas inscrições para o programa de estágio da Aperam

 
A Aperam, empresa que produz e comercializa aços inoxidáveis, aços elétricos e aços especiais, está com inscrições abertas para seu programa de estágio até o dia 07 de novembro. As vagas oferecidas são para nível superior e técnico, distribuídas para as cidades de Timóteo, Capelinha, Itamarandiba, Belo Horizonte e São Paulo.
 
O RH da organização realizará dois encontros virtuais para que os estudantes tenham oportunidade de conhecer sobre a empresa e tirar dúvidas sobre o estágio. Ambos acontecem às 17h.
 
Os links de acesso são:
 
 
Clique aqui para conhecer os detalhes sobre as vagas e bolsas complementares.

Última atualização: 03/11/2021