1 - Reitor da UFSJ participa de debate sobre ações afirmativas na universidade pública

 
O reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, participou do debate promovido pelo projeto de extensão Cotas não é esmola: a importância da implantação das cotas raciais na Universidade Federal de Sergipe, sob a coordenação da professora do Departamento de Comunicação daquela Federal, Luciana Oliveira Vieira (UFS) e mediação da professora Maria Valéria Pinto (Universidade Católica de Moçambique).
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Gestores de escolas e professores da UFSJ discutem rede de educação ambiental

 
Nesta terça, 16, pesquisadores do Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Cegas) e gestores de escolas de ensino médio e fundamental de municípios que participam do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas) promovem um encontro virtual.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Fala Ciência!: contra o negacionismo, informação eficiente

 
O que é divulgação científica e como fazê-la com eficiência? A pandemia do novo coronavírus e os episódios de negacionismo da Ciência levaram muitos pesquisadores e instituições a criarem projetos de divulgação científica direcionados ao público não especializado. Debater esses temas é o objetivo da 10ª edição do Fala Ciência!, curso promovido pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC).
 
Confira a matéria completa.
 

4 - UFSJ no Programa VUEI: voo do CSA

 
A participação no Programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) representou o começo de um movimento de expansão das ações empreendedoras para os três campi da UFSJ localizados em São João del-Rei.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - IV Feira de Startups: inovação e empreendedorismo em SJDR

 
A quarta edição da Feira de Startups das Vertentes, marcada para os dias 17 e 18, traz novamente à cena o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora e de startups da região, atraindo jovens e universitários para o mundo dos investimentos.
 
Confira a matéria completa.
 

6 - Café com Matemática discute números primos na dinâmica de ensino

 
Acontece nesta quarta-feira, 17, a partir das 18h, a 8ª palestra dos Seminários Café com Matemática. Intitulada Padrões Especiais que Descrevem Números Primos: O n−quadrado de JMG, a palestra será ministrada pelo professor Jorge Andrés Julca Ávila. 
 
Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Universidad Nacional de Trujillo, no Peru, Jorge possui mestrado em Análise Numérica e doutorado em Energia e Fluido, ambos pela Universidade de São Paulo. 
 
Atualmente, é professor associado II do Departamento de Matemática e Estatística (Demat) e professor no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) na UFSJ. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Análise Numérica e Métodos Numéricos para resolução de Equações.
 
Para participar, não é necessário se inscrever. Basta acessar o link disponível no site do evento. Os interessados deverão preencher o formulário, que vai ser disponibilizado durante a palestra, para emissão dos certificados.
 
Mais informações no Facebook e Instagram.
 

7 - PROFIAP convida para banca

 
O Mestrado Profissional em Administração Pública convida para a banca de qualificação, intitulada A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE EM UM HOSPITAL PÚBLICO: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES, do discente Bruno Rocha Campos. 
 
Quando: 19 de novembro, às 13h30. Os interessados em participar devem enviar um e-mail ao Programa (profiap@ufsj.edu.br) solicitando o link.
Banca: Pablo Luiz Martins - UFSJ (orientador/presidente)
Caroline Miriã Fontes Martins - UFSJ (membro interno)
Maria Aparecida Curi - Unifal (externo ao Programa)
Magna Leite Carvalho - Unincor (externo à Instituição)
 

8 - [Oportunidade] IF Sudeste - MG divulga edital para seleção de professores substitutos

 
O IF Sudeste MG, Campus São João del-Rei, torna público o edital de Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos nas áreas de Administração, Computação, Engenharia Civil e Psicologia.
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de novembro. O processo de seleção será inteiramente digital.
 
As informações sobre o referido processo estão disponíveis neste link.

Última atualização: 16/11/2021