Visita Técnica UFLA

Aconteceu no dia 02/12/2017 a viagem dos alunos do Curso de Eng.ª Florestal para Visita técnica na Universidade Federal de Lavras/UFLA.

 

Os alunos das disciplinas Industrialização da Madeira, Componentes Químicos e anatômicos da madeira, Tecnologia da Madeira e Tecnologia de Papel e Celulose desenvolveram aulas práticas nas áreas das respectivas disciplinas, sob a supervisão do Professor Renato Vieira.


Visita técnica Empresa Melhoramentos

Aconteceu no dia 01/12/2017 a viagem dos alunos do Curso de Eng.ª Florestal para Visita técnica na Empresa Melhoramentos em Camanducaia/MG.

 

Os alunos das disciplinas Industrialização da Madeiras, Tecnologia da Madeira e Tecnologia de Papel e Celulose conheceram o processo de polpação mecânica de madeiras de eucalipto e outras coníferas, sob a supervisão do Professor Renato Vieira.


Visita técnica Cenibra

Aconteceu no dia 25/11/2017 a viagem dos alunos do Curso de Eng.ª Florestal para Visita técnica na Empresa Cenibra em Santa Bárbara/MG.

Os alunos da disciplina Colheita e Transporte florestal acompanharam as operações de Colheita Florestal na Empresa, sob a supervisão do Professor Gustavo Marcatti.


Visita técnica S&D Madeiras

Aconteceu no dia 17/11/2017 a viagem dos alunos do Curso de Eng.ª Florestal para Visita técnica à S&D Madeiras.

Os alunos das disciplinas Bases para a tecnologia de produtos florestais, Tecnologia da Madeira, Industrialização da Madeira, Serraria e Secagem acompanharam o processo de serraria, secagem, classificação, preservação e acabamento da madeira, sob a supervisão dos professores Renato Vieira e Marina Donária.

 

 


Visita técnica à Plantar 

Aconteceu no dia 10/11/2017 a viagem dos alunos do Curso de Eng.ª Florestal para Visita técnica na Empresa Plantar em Curvelo/MG.

 

Os alunos das disciplinas Princípios e Métodos Silviculturais e Colheita e Transporte Florestal conheceram as atividades de Silvicultura e Colheita desenvolvidas pela Empresa, sob a supervisão da Professora Evânia.


Visita técnica à Floresta Nacional de Paraopeba

No dia 02/05/2017 os alunos do curso de Eng.ª Florestal realizaram uma visits técnica sob supervisão da professora Glauciana que ministra a desciplinaManejo e Gestão de unidades de conservação.

 

Visita à Gruta Rei do Mato

 

No dia 11/04/2017 os alunos do Curso de Eng.ª Florestal realizaram uma visita técnica sob supervisão da professora Glauciana que ministra a desciplina Manejo e Gestão de unidades de conservação.

Fonte: Coordenação do Curso de Eng.ª Florestal

Data da publicação: 27/04/2017


Instituto Terra

 

Aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro de 2016 a viagem dos alunos da disciplina de Educação Ambiental  do Curso de Eng.º Florestal para o Instituto Terra.  Foi realizado uma caminhada de 7 km na fazenda, para se conhecer os trabalhos de recuperação que são realizados na fazenda e também uma visita ao laboratório de sementes e ao viveiro da fazenda.

Fonte: Coordenação do Curso de Eng.ª Florestal

Data da publicação: 28/10/2016

 

3° Reforest 

Aconteceu do dia 17 a  19 de agosto de 2016 a visita técnica as estruturas do laboratório de sementes florestais e ao viveiro florestal da Universidade Federal de Viçosa e participação no 3º REFOREST.

  

Fonte: Coordenação do Curso de Eng.ª Florestal

Data da publicação: 28/10/2016

 

Visita a S&D Madeiras

 

Aconteceu no dia 15/04/2016 a viagem dos alunos do 2º período do Curso de Eng.ª Florestal para Visita técnica à S&D Madeiras.

Os alunos da disciplina Bases para a tecnologia de produtos florestais acompanharam o processo de serraria, secagem, classificação, preservação e acabamento da madeira, sob a supervisão do professor Renato Castro.

   

Fonte: Coordenação do Curso de Eng.ª Florestal

Data da publicação: 05/05/2016


 

Visita à Faber Castell e Simpósio sobre eucaliptos

 

No dia 12/04/2016 os Docentes do Curso de Eng.ª Florestal/UFSJ visitaram o plantio de Pinus da Empresa Faber Castell e a Empresa TRANSPAUS de colheita e transporte florestal buscando firmar parcerias e convênios com a UFSJ. Além da visita, nesta viagem os docentes e discentes do Curso participaram do Simpósio sobre tecnologia de produção florestal/2016. Neste, foram discutidos temas sobre implantação e manejo do Eucalipto, abordados temas como legislação, nutrição e novas tecnologias desenvolvidas no Setor.

Fonte: Coordenação do Curso de Eng.ª Florestal

Data da publicação: 05/05/2016

 


 

Visita a Florestal Nacional de Paraopeba

 

No dia 11/04/2016 os alunos da disciplina de Manejo e Gestão de Unidades de Conservação do Curso de Eng.ª Florestal tiveram uma aula de campo supervisionados pela Professora Glauciana na Floresta Nacional de Paraopeba onde puderam conhecer a estrutura da unidade, visualizar os experimentos em andamento e discutir sobre as estratégias de planejamento e manejo em uma Floresta Nacional.

Fonte: Coordenação do Curso de Eng.ª Florestal

Data da publicação: 05/05/2016

 


 

Visita Técnica Embrapa

 

No dia 11/04/2016 os alunos da disciplina Produtos florestais  não madeireiros do Curso de Eng.ª Florestal participaram de aula de campo na EMBRAPA MILHO SORGO realizando Resinagem de Pinus e Sangria de seringueira sob a supervisão da professora Ana Flávia.

 

Fonte: Coordenação do Curso de Eng.ª Florestal

Data da publicação: 05/05/2016 

 


 

Trote ecológico

 

No dia 24 de março de 2016 aconteceu o Trote Ecológico para os calouros do Curso de Engenharia Florestal. Os alunos colocaram a mão na massa e plantaram algumas árvores ajudando na arborização do Campus Sete Lagoas.

 

Fonte: Coordenação do Curso de Eng.ª Florestal

Data da publicação: 05/05/2016 

 


 

Visita à Gruta Rei do Mato

 

No dia 07/03/2016 os alunos do Curso de Eng.ª Florestal realizaram uma visita técnica sob supervisão da professora Glauciana que ministra a desciplina Manejo e Gestão de unidades de conservação.

  

Fonte: Coordenação do Curso de Eng.ª Florestal

Data da publicação: 05/05/2016 

 


 

Visita a empresa CENIBRA em Belo Oriente/MG

 

Estudantes dos cursos do 9º período de Eng.ª Agronômica/CSL, 1º e 2º período de Eng.ª Florestal/CSL, acompanhados pelo Prof.º Renato Castro, Coordenador do Curso de Eng.ª Florestal, visitaram no dia 01/06/2015 a empresa Cenibra em Belo Oriente/MG.

Durante a visita os alunos acompanharam as atividades de produção de mudas clonais de Eucalyptus, implantação e manutenção de florestas, estocagem de madeira e produção de celulose.

A UFSJ/CSL agradece o apoio da Empresa em receber os alunos.

 

Fonte: Coordenação de Engenharia Florestal

Data da publicação: 03/06/2015

 


 

Aula prática dos alunos do 1º período de Engenharia Florestal

 

Foi realizada, no dia 30/05/2015, aula prática da Disciplina Introdução à Ciências do Solo com os alunos do 1º período do Curso de Eng.ª Florestal, acompanhados pelo Professor Samuel Caixeta e pelo professor convidado Bruno Montoani.

Durante a viagem os alunos puderam identificar material de origem dos Solos, rochas e minerais no trajeto Sete Lagoas, Nova Lima, Itabirito, Cachoeira do Campo e Ouro Preto.

 

 

Fonte: Coordenação de Engenharia Florestal

Data da publicação: 03/06/2015


Visita a empresa Vallourec Florestal em Bocaiúva/MG

Estudantes dos cursos de Eng.ª Agronômica/CSL e Eng.ª Florestal/CSL, acompanhados pelo Prof.º Renato Castro, Coordenador do Curso de Eng.ª Florestal, visitaram no dia 10/09/2014 a empresa Vallourec Florestal/Bocaiúva, onde realizaram um mini-curso de Silvicultura.

Os alunos puderam acompanhar o processo de melhoramento genético e produção de mudas clonais de eucalipto, técnicas de implantação e manejo das florestas plantadas.

A UFSJ/CSL agradece a receptividade da empresa durante a visita.

 

Fonte: Coordenadoria de Eng.ª Florestal

 


 

I Mostra de profissões e cursos da UFSJ/CSL

 

Ocorreu no dia 17/11/2014 a I Mostra de Profissões e Cursos da UFSJ/CSL. Vários alunos de escolas municipais de Sete Lagoas e Prudente de Morais visitaram os estandes para conhecer mais sobre os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal, que são oferecidos pela UFSJ/CSL.

Agradecemos o apoio da empresa Vallourec Florestal na realização do evento.

Parabenizamos a todos os alunos e organizadores pelo sucesso do evento!

Confira algumas fotos.

No dia 11/04/2017 os alunos do Curso de Eng.ª Florestal realizaram uma visita técnica sob supervisão da professora Glauciana que ministra a desciplina Manejo e Gestão de unidades de conservação.No dia 11/04/2017 os alunos do Curso de Eng.ª Florestal realizaram uma visita técnica sob supervisão da professora Glauciana que ministra a desciplina Manejo e Gestão de unidades de conservação.


Última atualização: 17/08/2021