O Estágio Curricular (obrigatório) além de  atender  às exigências legais: Lei 11.788, de 25/09/2008Cartilha_Lei_Estagio, tem como finalidade oferecer ao estudante oportunidade de conhecer um ambiente real de sua futura atividade profissional. Segundo a Resolução CNE/CES 11/2002 “o estágio é parte integrante da graduação com carga horária mínima de 160 horas”.

Para obter o bacharelado em Engenharia Química, o aluno deverá realizar uma carga horária mínima de 160 horas de  estágio curricular (obrigatório).  Essa carga horária é viável para o(a) discente, pois a mesma poderá ser completada no período de férias escolares, característica particularmente desejável, pois facilita a realização dessa atividade.

OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR:

  • Permitir   o   desenvolvimento   de   habilidades   técnico-científica,   visando   melhor qualificação do futuro profissional;
  • Propiciar condições para aquisição de maiores conhecimentos e experiências no campo profissional;
  • Vivenciar situações   práticas   que   demandem   o   domínio   da   ciência   e   da tecnologia;
  • Buscar uma complementação educacional compatível com as necessidades do mercado de trabalho;
  • Promover a integração da Instituição/curso-Empresa-comunidade;
  • Desenvolver comportamento ético em relação às suas atividades profissionais;
  • Facilitar   o   processo   de   atualização   das   unidades   curriculares,   permitindo adequar,   aquelas   de   caráter   profissionalizante   às   constantes   inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas;
  • Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao (a) estagiário (a) mais oportunidades de conhecer a filosofia, diretrizes,organização e funcionamento das instituições.
     

Durante o estágio o(a) discente deve ter a supervisão de um docente do curso de Engenharia Química e de um profissional Engenheiro Químico ou de áreas afins, da empresa onde o estágio será realizado.

Ao final do estágio, o estudante deverá apresentar ao supervisor um relatório das atividades que foram realizadas no estágio. O supervisor poderá, a seu critério, solicitar que o estudante apresente e defenda seu relatório perante uma banca, escolhida a critério do supervisor.

Poderão ser consideradas como estágio atividade desenvolvidas em indústrias, empresas de consultoria, institutos de pesquisa ou universidades.

 

FIQUEM ATENTOS!

É preciso a apresentação do Termo de Compromisso de Estágio Curricular ou Extra-curricular devidamente assinados pelo responsável técnico da empresa (segundo o PPC) e pelo(a) estagiário(a). Este documento também deverá apresentar número da apólice de seguro, bem como as demais informações solicitadas no modelo de Termo de Compromisso de Estágio da UFSJ (ver página do Setor de Estágio - SESTA - em: https://www.ufsj.edu.br/sesta/).

Para otimizar o processo as assinaturas poderão ser realizadas de forma virtual, com a utilização de plataforma de assinatura eletrônica de oferta gratuita (por exemplo: .gov) autorizando as assinaturas de todos os envolvidos. O email da Coordenadora do Curso é jessikasantos@ufsj.edu.br - Prof.ª Jéssika Marina dos Santos - Coordenadora do Curso de Engenharia Química e nesta ocasião do estágio, Representante da Instituição de Ensino.

Caso opte por coletar assinaturas de próprio punho, o(a) estagiário(a) deverá entregar 03 (três) vias da documentação devidamente preenchida e assinada, sendo a Prof.ª Jéssika a último a assinar. Prazo para coleta da assinatura de próprio punho: até 5 dias úteis.

CASO O TERMO DE COMPROMISSO NÃO SEJA O MODELO DA INSTITUIÇÃO, A COORDENADORIA ENCAMINHARÁ AO SETOR DE ESTÁGIO DA UFSJ  E O PRAZO PARA ANÁLISE E VALIDAÇÃO É DE 3 DIAS.

Junto com o Termo de Compromisso deverá ser entregue o Plano de Atividades de Estágio devidamente preenchido e assinado pelo(a) professor(a) orientador(a) de estágio (professor(a) da UFSJ segundo normas contidas no PPC), pelo(a) supervisor(a) de estágio e pelo(a) estagiário(a). Este documento será avaliado e, se de acordo, assinado também pelo Coordenadora do Curso, Prof.ª Jéssika Marina dos Santos.

Para otimizar o processo as assinaturas poderão ser realizadas de forma virtual, com a utilização de plataforma de assinatura eletrônica de oferta gratuita (ex: .gov) autorizando as assinaturas de todos os envolvidos. O email da Coordenadora do Curso é jessikasantos@ufsj.edu.br - Prof.ª Jéssika Marina dos Santos - Coordenadora do Curso de Engenharia Química e nesta ocasião do estágio, Representante da Instituição de Ensino.

Caso opte por coletar assinaturas de próprio punho, o estagiário deverá entregar 03 (três) vias da documentação devidamente preenchida e assinada, sendo o Prof. Marcelo o último a assinar. Prazo para coleta da assinatura de próprio punho: até 5 dias úteis.

CASO O PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO NÃO SEJA O MODELO DA INSTITUIÇÃO, A COORDENADORIA ENCAMINHARÁ AO SETOR DE ESTÁGIO DA UFSJ  E O PRAZO PARA ANÁLISE E VALIDAÇÃO É DE 3 DIAS.

O(A) discente que iniciar a atividade supervisionada ESTÁGIO CURRICULAR (OBRIGATÓRIO) deverá solicitar inscrição nesta disciplina, antes do início do Estágio, através do preenchimento de formulário online disponível na aba Requerimento Eletrônico na página de seu curso. A matricula nessa atividade será realizada mediante aprovação do Plano de Atividades de  Estágio e do Termo de Compromisso de Estágio. 
O(A) DISCENTE NÃO ESTÁ AUTORIZADO A INICIAR ATIVIDADES DE ESTÁGIO SEM ATENDER, PRIMEIRAMENTE, TODOS OS ITENS ELENCADOS ACIMA.
A aprovação na atividade está sujeita ao cumprimento das regras previstas no PPC e da Entrega do Relatório Final de Estágio, ao final do curso do mesmo. Ao final desta página o(a) discente terá acesso aos documentos a serem preenchidos/assinados e encaminhados à Coordenadoria.

Modelos Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades de Estágio:

- Termos de Compromisso de Estágio (TCE) - https://www.ufsj.edu.br/sesta/termo_de_compromisso.php

- Plano de Atividades de Estágio (PA): 

Outros Documentos/Orientações:

SETOR DE ESTÁGIOS DA UFSJ (SESTA): https://www.ufsj.edu.br/sesta/index.php

MODELO DE TERMO ADITIVO - CLIQUE AQUI 

Ao finalizar o estágio curricular obrigatório CABE AO DISCENTE enviar a documentação abaixo, para o email coenqui@ufsj.edu.br:  

Ficha_de_avaliacao_Orientador

Ficha_de_avaliacao_Supervisor 

Normas_do_relatorio_de_estagio

Modelo_de_plano_de_estagio

Modelo de ficha de avaliação de estagio


Última atualização: 17/01/2024