Estágio Curricular e Extra Curricular


O “Estágio Curricular” (obrigatório) além de  atender  às exigências legais (Lei 11.788, de 25/09/2008),  (Cartilha_Lei_Estagio), tem como finalidade oferecer ao estudante oportunidade de conhecer um ambiente real de sua futura atividade profissional. Segundo a resolução CNE/CES 11/2002 “o estágio é parte integrante da graduação com carga horária mínima de 160 horas”.

Para obter o bacharelado em Engenharia Química, o aluno deverá realizar uma carga horária mínima de 160 horas de  estágio curricular (obrigatório).  Essa carga horária é viável para o aluno, pois a mesma poderá ser completada no período de férias escolares, característica particularmente desejável, pois facilita a realização

 

OBJETIVOS DO ESTAGIO CURRICULAR:

  • Permitir   o   desenvolvimento   de   habilidades   técnico-científica,   visando   melhor qualificação do futuro profissional;
  • Propiciar condições para aquisição de maiores conhecimentos e experiências no campo profissional;
  • Vivenciar situações   práticas   que   demandem   o   domínio   da   ciência   e   da tecnologia;
  • Buscar uma complementação educacional compatível com as necessidades do mercado de trabalho;
  • Promover a integração da Instituição/curso-Empresa-comunidade;
  • Desenvolver comportamento ético em relação às suas atividades profissionais;
  • Facilitar   o   processo   de   atualização   das   unidades   curriculares,   permitindo adequar,   aquelas   de   caráter   profissionalizante   às   constantes   inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas;
  • Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao (a) estagiário (a) mais oportunidades de conhecer a filosofia, diretrizes,organização e funcionamento das instituições.
     

Durante o estágio o aluno deve ter a supervisão de um professor da área de Engenharia Química e de um profissional de engenharia da empresa que o contratar.

Ao final do estágio, o estudante deverá apresentar ao supervisor um relatório das atividades que foram realizadas no estágio. O supervisor poderá, a seu critério, solicitar que o estudante apresente e defenda seu relatório Perante uma banca, escolhida a critério do supervisor.

Poderão ser consideradas como estágio atividade desenvolvidas em indústrias, empresas de consultoria, institutos de pesquisa ou universidades.

 

FIQUEM ATENTOS!

1 - É preciso a apresentação do Termo de Compromisso de Estágio Curricular ou Extra-curricular assinado pelo responsável técnico da empresa (segundo o PPC) e pelo estagiário. Este documento também deverá apresentar número da apólicede seguro, bem como as demias informações solicitadas no modelo de Termo de Compromisso de Estágio da UFSJ (ver página do Setor de Estágio - SESTA - em: https://www.ufsj.edu.br/sesta/).

O Termo de Compromisso deve ser entregue na Coordenadoria de Curso para apreciação e tem até 5 dias úteis para sua assinatura da Coordenação. Durante o período da pandemia Covid-19, os documentos estão sendo encaminhados via plataforma de assinatura eletrônica de oferta gratuita para este perído (ex: DocuSign, D4Sign, Clicksign, AdobeSign, Contraktor) REMETENTE: marcelobatista@ufsj.edu.br - Coordenador do Curso de Engenharia Química

CASO O TERMO DE COMPROMISSO NÃO SEJA O MODELO DA INSTITUIÇÃO, A COORDENADORIA ENCAMINHARÁ AO SETOR DE ESTÁGIO DA UFSJ  E O PRAZO PARA ANÁLISE E VALIDAÇÃO É DE 3 DIAS.

2 - Junto com o Termo de Compromisso deverá ser entregue o Plano de Estágio assinado pelo orientador de estágio (professor da UFSJ segundo normas contidas no PPC) e pelo estagiário.

No caso de a empresa não apresentar um plano de atividades a serem realizadas pelo aluno, anexo ao Termo de Compromisso, o Plano de Estágio NO MODELO DA UFSJ deverá ser utilizado, necessitando da assinatura do responsável técnico da empresa, estagiário, professor orientador e Coordenador do Curso.

3 - O aluno que iniciar a atividade supervisionada ESTÁGIO CURRICULAR (OBRIGATÓRIO) deverá solicitar inscrição nesta disciplina através de abertura de Requerimento Eletrônico, utilizando a opção "outros". A matricula será realizada no estágio mediante aprovação do Plano de Estágio. 

4- O DISCENTE NÃO ESTÁ AUTORIZADO A INICIAR ATIVIDADES DE ESTÁGIO SEM ATENDER, PRIMEIRAMENTE, OS ITENS ACIMA.

5 - A aprovação na disciplina está sujeita ao cumprimento das regras previstas no PPC e da Entrega do Relatório Final de Estágio, ao final do curso do mesmo.

 

Modelos Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Atividades de Estágio:

- Termos de Compromisso de Estágio (TCE) - https://www.ufsj.edu.br/sesta/termo_de_compromisso.php

- Plano de Atividades de Estágio (PA): https://www.ufsj.edu.br/sesta/plano_de_estagio.php

 

Outros Documentos/Orientações:

SETOR DE ESTÁGIOS DA UFSJ (SESTA): https://www.ufsj.edu.br/sesta/index.php

 

 

Ao finalizar o estágio -   abrir requerimento eletrônico solicitando o fechamento de nota e enviar a documentação abaixo:  

Ficha_de_avaliacao_Orientador 

Ficha_de_avaliacao_Supervisor 

Normas_do_relatorio_de_estagio 

Modelo_de_plano_de_estagio