Profa. Dra. Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti)

 

Breve histórico

Em março de 2017, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ publicou edital dirigido a Programas de Pós-graduação para contratação de Professoras/es Visitantes. O Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ – cuja primeira turma ingressou em agosto de 2017 –, submeteu proposta ao referido edital e foi contemplado com uma vaga para Professor/a Visitante. A partir daí foi elaborado edital para concurso público e, após realização do mesmo, a professora Dra. Maria de Lourdes Rabetti/Beti Rabetti foi aprovada e começou a trabalhar como Professora Visitante lotada no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ a partir de maio de 2018.

A professora Maria de Lourdes Rabetti/Beti Rabetti é Pesquisadora CNPq-1A. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professora visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).Tem graduação em História (USP; 1973), doutorado em Ciências Humanas - área História Social (USP; 1989) e pós-doutorado em História do Espetáculo (UNITO; 2008). Na UNIRIO coordenou (1995-2013) o Laboratório Espaço de Estudos sobre o Cômico (LEEC). www.unirio.br/teatrocomico. Na UFSJ projetou e implementou (1992-1994) o Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas (GPAC). Integrou a comissão de criação (1990-1991) e coordenou (1999-2001) o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO). Coordenou o convênio PQI -CAPES/ UFU/ UNIRIO/ UNICAMP (UNIRIO; 2003-2007). Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE/RJ;2004 - 2006). Integrou o Comitê Assessor do CNPq/ CA-Artes (6/2007-6/2010). Com atuação continuada na área da História do Espetáculo, dedicou-se longamente ao estudo das relações teatro e cultura popular. Nos últimos anos, concentrou suas pesquisas no estudo das relações artísticas e culturais Brasil - Itália. Dramaturgista e tradutora, atualmente desenvolve projeto de pesquisa voltado para a História da Tradução Teatral no Brasil. No âmbito do Acordo de Cooperação Internacional Università di Padova - UNIRIO, ao lado das professoras Caterina Barone e Cristina Grazioli (UNIPD), coordenou dois Aditivos Artes Cênicas-Teatro, com realização de 8 Missões de Trabalho até 2016.1 e apoiou a mobilidade de estudantes. Historiadora do Teatro, atua principalmente com: História e Historiografia; Teatro Cômico e popular, História do espetáculo, História do ator, Dramaturgismo e História da tradução teatral no Brasil.

Acesse o Currículo Lattes da professora aqui.

Após a contratação da profa. Dra. Maria de Lourdes Rabetti/Beti Rabetti foi atualizado o plano de trabalho apresentado pela referida professora durante o processo seletivo. Tal atualização foi realizada em comum acordo entre a referida professora e a Coordenação do PPGAC/UFSJ e apresentada em reunião ao conjunto de docentes do PPGAC.

Acesse o Plano de Trabalho aqui.

 

Atividades de destaque da Professora Visitante junto ao PPGAC/UFSJ

Destacam-se as seguintes atividades desenvolvidas, em quase sua totalidade, a partir do Plano de Trabalho elaborado pela Professora Visitante Maria de Lourdes Rabetti/Beti Rabetti.

  • Aula inaugural do ano acadêmico 16 de agosto de 2018. Para ver o arquivo da apresentação, clique aqui.
  • Organização de dossiê da Revista Urdimento Sobre a tradução no teatro: abordagens histórico-culturais e experiências tradutórias
    • A convite da editoria da Revista Urdimento (UDESC), a professora visitante Beti Rabetti, desde julho de 2018 é responsável pelo dossiê por ela proposto, para o que convidou também as professoras e tradutoras Angela Leite Lopes (UFRJ) e Ines Cardoso (UNIRIO), como colaboradoras. Dentre os convidados para escrever para esse número da revista, está a professora Maria Clara Ferrer (UFSJ). Com chamadas abertas de novembro de 2018 a junho de 2019, o Dossiê comporá o volume 2, n. 35, 2019.2. Para ver a ementa, clique aqui. Para ver o flyer, clique aqui.
  • Organização da visita do Professor Paulo Merisio (PPGAC/UNIRIO) - 05 e 06 de novembro de 2018. Para ver a programação clique aqui.
  • Acordo de Cooperação Institucional UFSJ- UNIRIO
    • Dentro do plano de trabalho da professora visitante, que planejou atividades iniciais para estabelecimento do referido Acordo, ocorreu, no dia 16 de novembro de 2018, a primeira reunião na UNIRIO, com o Prof. Adilson Florentino, coordenador do PPGAC/UNIRIO. Participaram da reunião o prof. Alberto F da Rocha Jr (Coordenador PPGAC/UFSJ) e a Professora Maria de Lourdes Rabetti (Professora Visitante no PPGAC/UFSJ). Em seguida, no dia 3 de dezembro, ocorreu a segunda reunião, primeira na UFSJ, com o Prof. André Mota, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. André Negreiros, Pró-reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Alberto Ferreira da Rocha Júnior (coordenador do PPGAC), Profa. Maria Clara Ferrer (vice-coordenadora do PPGAC) e Profa. Maria de Lourdes Rabetti (professora visitante UFSJ).
  •  Mesas-Redondas no X Congresso da Abrace (outubro de 2018): participação na mesa de abertura e proposição de mesa temática
    • Para o X Congresso Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) com tema voltado para o tema ABRACE 20 ANOS: Celebrando a Diversidade, a professora visitante foi convidada para compor a Mesa de ex-presidentes da Associação, Mesa de abertura do Congresso e, ainda, propôs, como professora da UNIRIO e da UFSJ, uma Mesa Temática de título Teatro e História entre o ofício e a arte, convidando para integrarem a mesma, além do prof. Alberto Ferreira da Rocha Júnior, coordenador do PPGAC da UFSJ, os professores Larissa de Oliveira Neves Catalão (Unicamp), Paulo Marcos Cardoso Maciel (UFOP) e Walter Lima Torres Neto (UFPR). A mesa foi aceita e teve recepção muito positiva, com presença atenta e de qualidade, inclusive por parte de estudantes e professores não dedicados aos problemas histórico-historiográficos. Destaque-se que contou com a presença de vários professores do PPGAC da UFSJ, participantes do Congresso.
  • Seminário do Programa, com o corpo docente. Veja programação aqui.
    • Proposto no plano de trabalho da professora visitante, o “Seminário do Programa, com o corpo docente”, almejou reunir o corpo docente para leitura e discussão de documentos orientadores e de avaliação da Capes, assim como documentos produzidos pelo Programa. Reunidos em período integral, nos dias 27 e 28 de novembro de 2018, os docentes do PPGAC, conduzidos pelo coordenador e pela professora visitante, ao final, apresentaram relatos que enviados à coordenação, poderão se traduzir, após verificação mais atenta, em contribuição para as próximas ações do Programa. Por meio dessa ação coletiva, a professora visitante considera que ocorreu significativa contribuição para o fortalecimento do Programa, inclusive em termos de “autoavaliação”.
  • Palestra da Profa. Visitante Beti Rabetti na USP – TUSP – Companhia do Latão: O trânsito de Pirandello por Rio e São Paulo no início dos anos de 1920: cerebralismo, ímpetos e impurezas no processo de modernização teatral no Brasil
    • A convite do professor Sergio de Carvalho, diretor da Companhia do Latão e do TUSP (Teatro da Universidade de São Paulo) e vice-diretor do Ceuma (Centro Universitário Maria Antonia), a professora visitante proferiu conferência de título O trânsito de Pirandello por Rio e São Paulo no início dos anos de 1920: cerebralismo, ímpetos e impurezas no processo de modernização teatral no Brasil, no âmbito do tema Linhas do Modernismo e da modernização teatral na primeira metade do século XX, dentro do Ciclo de Debates O teatro e a cidade de São Paulo, do Seminário Teatro e História, no salão nobre do Centro Cultural Maria Antonia, na tarde de 29 de novembro de 2018. Destaque-se, além da vinculação do recorte temático ao projeto de pesquisa da professora visitante, em parte desenvolvido também na UFSJ (sobre a tradução teatral), o fato de ter-se apresentado tanto como professora da UNIRIO, como professora da UFSJ. Destaque-se ainda que a professora foi acompanhada a São Paulo pelo coordenador do PPGAC/UFSJ, Alberto Tibaji, que foi pela professora apresentado aos responsáveis e ao público presente, tendo assistido a sua palestra.
  • Seminário da Linha de Pesquisa Cultura, Política e Memória do PPGAC – UFSJ: palestras
    • Como coroamento da série de trabalhos conduzidos pela professora visitante no âmbito da Linha em que desenvolve prioritariamente seu Plano de Trabalho, tendo em vista, sobretudo, a excelência da participação do conjunto dos professores da Linha durante todo o período de atividades, maio a novembro de 2018, realiza-se nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2019 o Seminário (temático) da Linha de Pesquisa CPM. Para ver a Programação, clique aqui.
  • Seminário “Apontamentos em torno de variados sentidos e metodologias da pesquisa teatral acadêmica: relatos e discussões de experiências
    • Participação da Professora Visitante na disciplina do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Seminário de Projeto, ministrada pelo prof. Alberto F Rocha Jr. Para conhecer o Programa do Seminário ministrado pela professora, clique aqui.
  • Seminário A pesquisa acadêmica nos Programas de Pós-Graduação em Artes: sentidos, objetivos e metodologias
    • Como última atividade proposta em seu Plano de Trabalho, e inicialmente denominada "Encontro com representantes de área", a ação foi ampliada para tratar de modo mais geral de problemas da pesquisa acadêmica em Artes, especialmente as Artes Cênicas. Para ver a Programação, clique aqui.

Última atualização: 23/07/2021