Atividades da Professora Visitante


Profa. Dra. Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti)

 

Breve histórico

Em março de 2017, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFSJ publicou edital dirigido a Programas de Pós-graduação para contratação de Professoras/es Visitantes. O Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ – cuja primeira turma ingressou em agosto de 2017 –, submeteu proposta ao referido edital e foi contemplado com uma vaga para Professor/a Visitante. A partir daí foi elaborado edital para concurso público e, após realização do mesmo, a professora Dra. Maria de Lourdes Rabetti/Beti Rabetti foi aprovada e começou a trabalhar como Professora Visitante lotada no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ a partir de maio de 2018.

A professora Maria de Lourdes Rabetti/Beti Rabetti é Pesquisadora CNPq-1A. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professora visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).Tem graduação em História (USP; 1973), doutorado em Ciências Humanas - área História Social (USP; 1989) e pós-doutorado em História do Espetáculo (UNITO; 2008). Na UNIRIO coordenou (1995-2013) o Laboratório Espaço de Estudos sobre o Cômico (LEEC). www.unirio.br/teatrocomico. Na UFSJ projetou e implementou (1992-1994) o Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas (GPAC). Integrou a comissão de criação (1990-1991) e coordenou (1999-2001) o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO). Coordenou o convênio PQI -CAPES/ UFU/ UNIRIO/ UNICAMP (UNIRIO; 2003-2007). Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE/RJ;2004 - 2006). Integrou o Comitê Assessor do CNPq/ CA-Artes (6/2007-6/2010). Com atuação continuada na área da História do Espetáculo, dedicou-se longamente ao estudo das relações teatro e cultura popular. Nos últimos anos, concentrou suas pesquisas no estudo das relações artísticas e culturais Brasil - Itália. Dramaturgista e tradutora, atualmente desenvolve projeto de pesquisa voltado para a História da Tradução Teatral no Brasil. No âmbito do Acordo de Cooperação Internacional Università di Padova - UNIRIO, ao lado das professoras Caterina Barone e Cristina Grazioli (UNIPD), coordenou dois Aditivos Artes Cênicas-Teatro, com realização de 8 Missões de Trabalho até 2016.1 e apoiou a mobilidade de estudantes. Historiadora do Teatro, atua principalmente com: História e Historiografia; Teatro Cômico e popular, História do espetáculo, História do ator, Dramaturgismo e História da tradução teatral no Brasil.

Acesse o Currículo Lattes da professora aqui.

Após a contratação da profa. Dra. Maria de Lourdes Rabetti/Beti Rabetti foi atualizado o plano de trabalho apresentado pela referida professora durante o processo seletivo. Tal atualização foi realizada em comum acordo entre a referida professora e a Coordenação do PPGAC/UFSJ e apresentada em reunião ao conjunto de docentes do PPGAC.

Acesse o Plano de Trabalho aqui.

Atividades de destaque