Os docentes do PPGPSI veem desenvolvendo trabalhos em cooperação internacional desde antes da criação do Programa. Esses intercâmbios têm se intensificado e se ampliado:

 

Convênio com a Universidad de la Republica Uruguay (UDELAR) - Uruguai

Prof. Fuad Kyrillos Neto
 
Acordo de cooperação científica com a UDELAR, tendo como coordenadores do convênio o professor Fuad Kyrillos Neto (processo UFSJ número 23122.016930/2023- 07) e, da parte uruguaia, o professor José Guillermo Millán-Ramos (processo UDELAR expediente número 191713-00023-23). O pesquisador brasileiro integra a equipe do projeto de pesquisa “Constitución de las Prácticas Psicoterapéuticas en el Uruguay: Acción Psicoterapéutica, Transformación Subjetiva Y Social (3er Período: 1985-2011)”, financiado pela UDELAR. Em contrapartida, o pesquisador uruguaio integra o “GrupoInterinstitucional de Historiografia e Política da Psicanálise”, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, participando da pesquisa “Rupturas na história do lacanismo brasileiro: método e ensaios”

 

Rede Internacional de Motricidade Humana (International Human Motricity Network - IHMN)

Profa. Andréa Carmen Guimarães

A IHMN foi criada com o intuito de concatenar esforços para a produção, a divulgação, a difusão e o estímulo à pesquisa científica nas áreas de conhecimento da educação, da saúde, do esporte e da atividade física. Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), coordenado pela Professora Andrea, compõe essa Rede, e mantém colaboração em projetos de pesquisa e difusão de conhecimento componentes da IHMN.

 

Universidad Santo Tomás - Colômbia

Profa. Isabela Saraiva de Queiroz

A parceria se iniciou com uma cooperação na pesquisa “Impactos da (des)territorialização nos processos de subjetivação: experiências migratórias de refugiadas venezuelanas na Colômbia”, junto da Professora Aida Milena Cabrera Lozano. A parceria continua com a pesquisa “Impactos da (des)territorialização nos processos de subjetivação: articulações entre experiências migratórias de mulheres refugiadas venezuelanas na Colômbia e no Brasil”, que se encontra em desenvolvimento.

 

Université de Montreal e McGill University - Canadá

Profa. Marina de Bittencourt Bandeira

A parceria iniciou-se no início da década de 1990, ocasião em que a Profa. Marina Bandeira realizou um primeiro estágio de pós-doutoramento no Centre de Recherche Fernand Seguin, afiliado à Université de Montreal, Canadá, com o pesquisador Alain Lesage. Atualmente, está sendo realizado um projeto de validação de uma escala de avaliação da satisfação dos moradores das residências terapêuticas para pacientes psiquiátricos com o pesquisador Michel Perrault, vinculado ao The Douglas Research Centre, Montreal, Canadá.

 

University of Nottingham - Reino Unido

Prof. Mário César Rezende Andrade

Colaboração em pesquisa e publicações com o professor Mike Slade, na área de personal recovery (recuperação pessoal) em saúde mental e participação na rede de pesquisa em Recovery (Recovery Research Network).

 

Boston University - Estados Unidos

Prof. Mário César Rezende Andrade 

Colaboração em pesquisa e publicações com as professoras Marianne Farkas e Zlatka Russinova, do Boston University Center for Psychiatric Rehabilitation.

 

London School of Economics and Political Science - Reino Unido

Prof. Mário César Rezende Andrade 

Colaboração em pesquisa e publicações com a professora Sara Evans-Lacko, do Care Policy and Evaluation Centre (CPEC), e colaboração conjunta na rede ANDES (Latin American Network for the Study of Early Psychosis).

 

Nebraska Center for Research on Children, Youth, Families and Schools (CYFS) - Estados Unidos

Profa. Mônia Aparecida da Silva

Parceria com a instituição de pesquisa Nebraska Center for Research on Children, Youth, Families and Schools (CYFS) (Lincoln, Nebraska, EUA),para desenvolvimento do Development and Validation of the Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI; Dimensional Inventory for Child Development Assessment). O projeto é financiado pelo Nebraska Center for Research on Children, Youth, Families and Schools (CYFS), University of Nebraska-Lincoln, em parceria com Denise Ruschel Bandeira, Euclides Mendonça Filho e as professoras americanas Natalie Koziol e Leslie Hawley. A parceria envolve auxílio das pesquisadoras internacionais para realização de análises estatísticas avançadas, publicação de artigos e parcerias de trabalhos em congressos.

 

Washington University in St Louis - Estados Unidos

Profa. Tatiana Cury Pollo

Desenvolvimento de pesquisas e publicações com a Professora Rebecca Treiman e o Professor Brett Kessler 

 

University of Louisville - Estados Unidos

Profa. Tatiana Cury Pollo

Desenvolvimento de pesquisas e publicações com a Professora Carolyn Mervis 



Bangor University Reino Unido

Profa. Tatiana Cury Pollo

Desenvolvimento de pesquisas e publicações com a Professora  Marketa Caravolas 

 

Université Rennes 2 Haute Bretagne – França

Profª Maria Gláucia Pires Calzavara, Prof. Pedro Sobrino Laureano, Prof. Roberto Calazans e Prof. Wilson Camilo Chaves

O convênio em parceria com o Prof. Michel Grollier e com a professora Tânia Coelho dos Santos incluirá pesquisadores da UFSJ, da UFRJ, da UFJF e da UFMG, e que se intitulará “Dispositivos psicanalíticos nas instituições hospitalares e de saúde mental”, com ênfase na comparação entre os serviços de assistência psicológica em hospitais e de saúde mental franceses e os brasileiros.


Última atualização: 25/10/2023