As linhas de pesquisa do programa são compostas por núcleo e laboratórios precursores (NUPEP, LAPIP e LAPSAM), que participaram da implantação do Programa, e por núcleos integrantes. Os núcleos de pesquisa integrantes se somam aos precursores, ampliando as possibilidades de pesquisa.
O NUPEP é o núcleo precursor da linha 1 (Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Psicologia) do programa. Foi criado em outubro de 2003, congregando e articulando os trabalhos dos professores que adotam como perspectiva de atuação e de orientação teórica o discurso psicanalítico. Desenvolve pesquisas no campo da psicanálise, a partir do trabalho sobre os conceitos fundamentais, suas coerências discursivas e seus princípios éticos. Além de desenvolver a imprescindível vertente teórica, pretende desenvolver estudos que reflitam as formas de subjetivação impostas por situações da atualidade, demonstrando, assim, a função da psicanálise diante das novas exigências da cultura e da vida contemporânea. Almeja também pensar a orientação da clínica psicanalítica, seus fundamentos e as questões da cura.
Dessa forma, além de promover uma linha sistemática do ensino de psicanálise na universidade, contribuindo para a formação de pesquisadores, busca também uma melhoria na qualidade do atendimento oferecido pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) à crescente demanda de tratamento psicoterapêutico por parte da população de baixa renda da região do Campo das Vertentes, lugar onde se localiza a UFSJ.
Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão da Cognição, Cotidiano e Desenvolvimento - CODE.Lapex
O Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão da Cognição, Cotidiano e Desenvolvimento (CODE.Lapex) é um espaço acadêmico vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), voltado para a integração entre pesquisa, ensino e extensão. Coordenado pelos professores Tatiana Cury Pollo e Marco Antônio Silva Alvarenga, o laboratório surge do amadurecimento das atividades desenvolvidas no grupo de pesquisa que atua na linha Instituições, Saúde e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
O laboratório tem como missão investigar processos cognitivos e desenvolvimentais em diálogo com problemáticas do cotidiano, como linguagem, literacia, identidade vocacional, projetos pessoais e de carreira, tomada de decisão e resolução de problemas. Além disso, busca fortalecer a Psicologia do Cotidiano, articulando pesquisas básicas e aplicadas, de caráter interdisciplinar e com impacto social.
As atividades do CODE.Lapex incluem a formação e orientação de estudantes em diferentes níveis, desenvolvimento de estágios supervisionados, condução de projetos de extensão voltados à inclusão, saúde mental e aconselhamento de carreira, bem como parcerias com instituições nacionais e internacionais. O grupo se reúne semanalmente em encontros voltados para discussão de projetos em andamento, apresentação de seminários, debates teóricos e metodológicos, análise de dados e revisão bibliográfica.
O laboratório adota múltiplas metodologias de pesquisa - quantitativas, qualitativas e mistas - e valoriza tanto abordagens experimentais quanto narrativas, sempre orientado por rigor científico e compromisso ético. Ao longo dos últimos anos, mais de 150 discentes participaram das atividades do grupo, refletindo seu papel estratégico na formação crítica e contextualizada de psicólogos.
Com essa atuação, o CODE.Lapex consolida-se como um espaço de inovação científica e de diálogo entre universidade e sociedade, contribuindo para a produção de conhecimento relevante e para o fortalecimento institucional do Departamento de Psicologia da UFSJ.
The Laboratory for Research, Teaching, and Outreach in Cognition, Everyday Life, and Development (CODE.Lapex) is an academic space linked to the Department of Psychology at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ), dedicated to the integration of research, teaching, and community outreach. Coordinated by Professors Tatiana Cury Pollo and Marco Antônio Silva Alvarenga, the laboratory stems from the consolidation of activities developed by the research group working within the line Institutions, Health, and Society of the Graduate Program in Psychology.
The mission of the laboratory is to investigate cognitive and developmental processes in dialogue with everyday issues such as language, literacy, vocational identity, personal and career projects, decision-making, and problem-solving. It also aims to strengthen the field of Everyday Psychology, articulating basic and applied research with an interdisciplinary and socially impactful approach.
CODE.Lapex activities include the training and supervision of students at different levels, the development of supervised internships, extension projects focusing on inclusion, mental health, and career counseling, as well as partnerships with national and international institutions. The group meets weekly to discuss ongoing projects, present seminars, debate theoretical and methodological approaches, analyze data, and review literature.
The laboratory employs multiple research methodologies - quantitative, qualitative, and mixed - and values both experimental and narrative approaches, always guided by scientific rigor and ethical commitment. Over the past years, more than 150 students have taken part in its activities, highlighting its strategic role in the critical and contextualized training of psychologists.
Through these efforts, CODE.Lapex has consolidated itself as a space for scientific innovation and dialogue between university and society, contributing to the production of relevant knowledge and to the institutional strengthening of the Department of Psychology at UFSJ.
O LAPIP é um dos laboratórios precursores da linha 2 (Instituições, Saúde e Sociedade) do programa. Criado em junho de 2000, desenvolveu vários projetos de pesquisa e prestou relevantes serviços na área de extensão universitária. Os primeiros trabalhos desenvolvidos pelo LAPIP estão registrados no “Boletim do LAPIP”, que, em 2006, foi transformado em periódico on line denominado PPP - “Pesquisas e Práticas Psicossociais” que busca, além de divulgar o trabalho dos membros do laboratório, também ser um agente catalisador na divulgação do conhecimento na área. A revista é atualmente avaliada pelo Qualis/Capes como B2. Em função do aumento do número de docentes e da diversificação de suas atividades de pesquisa esse grupo foi dando origem a diversos grupos de pesquisa que hoje fazem parte do diretório de pesquisas do CNPq e que têm contribuído para o fortalecimento das linhas de pesquisa do Programa.
O LAPSAM é um dos laboratórios precursores da linha 2 (Instituições, Saúde e Sociedade) do programa. Vem desenvolvendo suas atividades desde março de 1990, quando recebeu financiamento do CNPq e da FAPEMIG, para iniciar uma linha de pesquisa em saúde mental, coordenada pela professora Dra. Marina Bandeira, orientada para o estudo do processo de reinserção do pessoa com transtorno psiquiátrico na comunidade, o fenômeno da porta giratória e o estudo da competência social na reabilitação psicossocial do pessoa com transtorno psiquiátrico. Este financiamento permitiu montar uma infra-estrutura de equipamento audio-visual necessária para realizar as análises de observação sistemática de comportamentos em vídeo, no laboratório. Esta linha de pesquisa se expandiu desde então para incluir, dentro do mesmo tema inicial da reinserção social, e em conformidade com as recomendações da OMS, pesquisas que visam também investigar a qualidade dos serviços de saúde mental, avaliando em particular a satisfação e a sobrecarga sentida pelas pessoas envolvidas neste serviços: usuários, suas famílias e a equipe de profissionais dos serviços de saúde mental.
Incluímos ainda pesquisas de validação transcultural de instrumentos de medida que se tornaram necessários para medir estas dimensões do fenômeno, com parcerias de pesquisadores de outros centros de pesquisa no país e no exterior. Áreas afins de investigação, que adotam uma orientação compatível em relação à pesquisa científica dos problemas de saúde mental, em continuidade com a linha de pesquisa desenvolvida inicialmente, foram recentemente incluídas, tais como:
| Nome | Linha de pesquisa | Descrição |
|---|---|---|
| Núcleo de Práxis da Clínica Psicanalítica | 1 | Questões conceituais que fundamentam a práxis clínica em seus impasses e soluções contemporâneas. |
| Núcleo de Investigações Clínico-Culturais em Psicanálise | 1 | Fundamentos psicanalíticos para abordagens de questões relevantes para a cultura, com utilização do método psicanalítico em distintas realidades históricas e culturais. |
| Caminhos Junguianos - Laboratório de Pesquisa em Psicologia Analítica | 1 | O laboratório integra as atividades do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS), o grupo Caminhos Junguianos e a Cátedra Nise da Silveira, desenvolvendo pesquisas relacionadas à saúde coletiva, saúde mental e Psicologia Analítica, enfatizando as obras de Jung e de Nise da Silveira. |
| Grupo Interinstitucional de Historiografia e Política da Psicanálise - GIHPP | 1 | O grupo tem como objetivo a discussão das relações da psicanálise com a história, a teoria social e a linguística e seus impactos éticos e políticos na psicanálise em extensão e intensão. |
| Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho - NACE | 2 | O NACE combina investigação, ensino de graduação e pós-graduação e extensão. O grupo tem se dedicado à realização de pesquisas sobre aspectos psicossociais e organizacionais das relações intergrupais, envolvendo grupos em estado de vulnerabilidade. Seu foco principal tem sido as relações com pessoas com diferença funcional (deficiência) em situações de busca de acesso e permanência no trabalho e na educação. A produção de nossa equipe tem resultado em conhecimentos divulgados em forma de livros, artigos científicos e cartilhas informativas; além do desenvolvimento e validação de instrumentos de investigação, avaliação de condições de acessibilidade e promoção do desenho universal e da cultura da acessibilidade. |
| Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas - NUPID | 2 | O Núcleo se ocupa da elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de pesquisa e intervenção que contribuam para a reforma das políticas sobre drogas em uma perspectiva antimanicomial, antiproibicionista e antirracista. Defende o cuidado em liberdade, as políticas de regulação de todas as drogas, a promoção da justiça social e a redução das desigualdades que promovem a violência, o preconceito e a exclusão social. |
| Núcleo de Avaliação de Serviços em Saúde Mental | 2 | Estudo das percepções dos pacientes, familiares, profissionais e comunidade sobre os serviços. Impactos na qualidade de vida. Efeitos do tratamento, adesão, relação terapêutica, necessidades atendidas. Validação de instrumentos de medida para avaliação de serviços. |
| Núcleo de Habilidades Sociais e Saúde Mental | 2 | Estudos de avaliação do repertório de habilidades sociais de crianças, adolescentes, adultos e idosos e de grupos específicos em diversos contextos e suas relações com variáveis sócio demográficas ocupacionais acadêmicas e clínicas e outros indicadores de saúde mental. |
| Núcleo de Desenvolvimento Humano, Avaliação e Intervenções Psicológicas | 2 | Estuda aspectos relacionados ao desenvolvimento da linguagem, cognição, comportamento, socioafetividade, personalidade e psicopatologia. Uso de técnicas idiográficas e desenvolvimento e validação de instrumentos para avaliação de constructos associados à ontogênese. Intervenções cognitivas e comportamentais individuais e em grupos. |
| Grupo de Estudos Interdisciplinares Sobre Contextos de Desenvolvimento - GREISCO | 2 | Realiza trabalhos de Ensino, Extensão e Pesquisa fundamentos na teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner, em diálogo com outros teóricos como Piaget e Vygotsky. No âmbito do ensino são realizados grupos de estudos com foco em métodos científicos. |
| Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC | 2 | O NESC é um grupo transdisciplinar que busca investigar práticas e políticas que transcorrem em espaços de produção de saúde e de educação. De um lado, interessa-nos conhecer as políticas, os sujeitos, os objetos e saberes que orientam os trajetos através dos quais se processam as práticas em saúde. De outro, investiga-se as maneiras através das quais se constituíram os lugares de saúde, desde casas, escolas, praças, ruas, coletivos e serviços de saúde. Procura-se compreender as relações entre Estado, mercado e ciência na constituição das práticas corporais e de cuidados em saúde, as políticas e os seus deslocamentos direcionados à produção da vida. Propõe-se atuar nos eixos de ensino, pesquisa e extensão a partir de diferentes dispositivos metodológicos: etnografias, narrativas, história oral e pesquisa-intervenção. |
| Grupo de Estudos em Atividade Física e Saúde (GEAFS) | 2 | O Grupo de Estudo em Atividade Física e Saúde (GEAFS) teve inicio em 2013, sendo desenvolvido na Universidade Estadual Paulista - Unesp, municipio de Presidente Prudente. O grupo em questão participa de atividades em seu Laboratório de Investigação em Exercício (LIVE). |
| Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Direitos Humanos (NEGAH) | 2 | O Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Direitos Humanos (NEGAH) foi criado em 2017 e reúne professores(as) e alunos(as), de graduação e pós-graduação, interessados(as) nas discussões sobre gênero, sexualidades, relações raciais, feminismos, decolonialidade e política. Insere-se no campo de debate dos direitos humanos e dos tensionamentos entre os conceitos de igualdade e diferença, buscando compreender a relação desses elementos com a formação e reprodução das hierarquias e desigualdades, e suas formas de enfrentamento. |
Última atualização: 10/09/2025