As Linhas de Pesquisa do PPGPSI/UFSJ são compostas por núcleo e laboratórios precursores (NUPEP, LAPIP e LAPSAM), que participaram da implantação do Programa, e também por núcleos integrantes, que compõem atualmente o PPGPSI/UFSJ junto dos precursores. Assim, o núcleo e os laboratórios fundadores do PPGPSI mantiveram suas atividades, ao mesmo tempo em que foram se agregando novos núcleos de pesquisa. 

 


 

LINHA 1: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA

 

Núcleo precursor:

 

Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise - NUPEP  

O NUPEP foi criado em outubro de 2003, congregando e articulando os trabalhos dos professores que adotam como perspectiva de atuação e de orientação teórica o discurso psicanalítico. O NUPEP desenvolve pesquisas no campo da psicanálise, a partir do trabalho sobre os conceitos fundamentais, suas coerências discursivas e seus princípios éticos. Além de desenvolver a imprescindível vertente teórica, pretende desenvolver estudos que reflitam as formas de subjetivação impostas por situações da atualidade, demonstrando, assim, a função da psicanálise diante das novas exigências da cultura e da vida contemporânea. Almeja também pensar a orientação da clínica psicanalítica, seus fundamentos e as questões da cura, inserindo estas questões em um debate sobre as diversas maneiras de considerar o que Dessa forma, além de promover uma linha sistemática do ensino de psicanálise na universidade, contribuindo para a formação de pesquisadores, busca também uma melhoria na qualidade do atendimento oferecido pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) à crescente demanda de tratamento psicoterapêutico por parte da população de baixa renda da região do Campo das Vertentes, lugar onde se localiza a UFSJ. Ao todo, o NUPEP conta com seis pesquisadores (quatro doutores, um mestre e um especialista) e 5 alunos em programas de iniciação científica (CNPq e FAPEMIG e UFSJ). Desenvolve atualmente 10 projetos de pesquisa, integrados ao grupo de pesquisa cadastrado no CNPq sob o título “Estudos psicanalíticos: pesquisa e extensão”, que inclui a linha de pesquisa intitulada “Conceitos Fundamentais e Clínica Psicanalítica: Articulações”.

- Integrantes: Prof. Fuad Kyrillos Neto, Prof. Júlio Eduardo de Castro, Profa Maria Gláucia Pires Calzavara, Prof. Roberto Pires Calazans Matos e Prof. Wilson Camilo Chaves.

 

 

Núcleos integrantes:

 

Núcleo de Práxis da Clínica Psicanalítica 

Questões conceituais que fundamentam a práxis clínica em seus impasses e soluções contemporâneas.

- Integrantes: Profa Maria Gláucia Pires Calzavara e Prof. Roberto Pires Calazans.

 

Núcleo de Investigações Clínico-Culturais em Psicanálise

Fundamentos psicanalíticos para abordagens de questões relevantes para a cultura, com utilização do método psicanalítico em distintas realidades históricas e culturais.

- Integrantes: Prof. Fuad Kyrillos Neto, Prof. Pedro Sobrino Laureano e Prof. Wilson Camilo Chaves.

 

Grupo Caminhos Junguianos

Desenvolve pesquisas com temas relacionados a Psicologia Analítica.

- Integrante: Prof. Walter Melo Junior.

 

Grupo Interinstitucional de Historiografia e Política da Psicanálise - GIHPP

O grupo tem como objetivo a discussão das relações da psicanálise com a história, a teoria social e a linguística e seus impactos éticos e políticos na psicanálise em extensão e intensão.

- Coordenação: Prof. Fuad Kyrillos Neto

 


 

LINHA 2: INSTITUIÇÕES, SAÚDE E SOCIEDADE

 

Laboratórios precursores

 

Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial - LAPIP

O LAPIP - Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial - foi um laboratório interdisciplinar vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-graduação Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de São João del-Rei. Criado em junho de 2000, desenvolveu vários projetos de pesquisa e prestou relevantes serviços na área de extensão universitária. Os primeiros trabalhos desenvolvidos pelo LAPIP estão registrados no “Boletim do LAPIP”, que, em 2006, foi transformado em periódico on line denominado PPP – “Pesquisas e Práticas Psicossociais” que busca, além de divulgar o trabalho dos membros do laboratório, também ser um agente catalisador na divulgação do conhecimento na área. A revista é atualmente avaliada pelo Qualis/Capes como B2. Em função do aumento do número de docentes e da diversificação de suas atividades de pesquisa esse grupo foi dando origem a diversos grupos de pesquisa que hoje fazem parte do diretório de pesquisas do CNPq e que têm contribuído para o fortalecimento das linhas de pesquisa do Programa.

- Integrantes: Prof. Carlos Henrique de Souza Gerken, Profa Cassia Beatriz Batista, Prof. Dener Luiz da Silva, Profa Kety Valéria Simões Franciscatti, Prof. Marcelo Dalla Vecchia, Prof. Marcos Vieira-Silva, Profa Maria de Fátima Aranha de Queiroz e Melo, Profa Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Profa Maria Teresa Antunes Albergaria, Profa Rita Laura Avelino Cavalcante, Profa Ruth Bernardes Sant’Ana, Profa Sheila Ferreira Miranda, Profa Valéria Heloísa Kemp, Prof. Walter Melo Junior, Prof. Angelo Brigato Ésther, Profa Elizabeth de Melo Bomfim, Profa Izabel Christina Friche Passos, Profa Maria Lúcia Miranda Afonso, Profa Marília Novais da Mata Machado e Profa Maristela Nascimento Duarte.

 

 

Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental - LAPSAM

O Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental vem desenvolvendo suas atividades desde março de 1990, quando recebeu financiamento do CNPq e da FAPEMIG, para iniciar uma linha de pesquisa em saúde mental, coordenada pela professora Dra. Marina Bandeira, orientada para o estudo do processo de reinserção do doente mental na comunidade, o fenômeno da porta giratória e o estudo da competência social na reabilitação psicossocial do doente mental. Este financiamento permitiu montar uma infra-estrutura de equipamento audio-visual necessária para realizar as análises de observação sistemática de comportamentos em vídeo, no laboratório. Esta linha de pesquisa se expandiu desde então para incluir, dentro do mesmo tema inicial da reinserção social, e em conformidade com as recomendações da OMS, pesquisas que visam também investigar a qualidade dos serviços de saúde mental, avaliando em particular a satisfação e a sobrecarga sentida pelas pessoas envolvidas neste serviços: usuários, suas famílias e a equipe de profissionais dos serviços de saúde mental. Incluímos ainda pesquisas de validação transcultural de instrumentos de medida que se tornaram necessários para medir estas dimensões do fenômeno, com parcerias de pesquisadores de outros centros de pesquisa no país e no exterior. Áreas afins de investigação, que adotam uma orientação compatível em relação à pesquisa científica dos problemas de saúde mental, em continuidade com a linha de pesquisa desenvolvida inicialmente, foram recentemente incluídas, tais como: (1) pesquisas avaliativas do impacto de intervenções terapêuticas sobre o tratamento de problemas de saúde mental em portadores de distúrbios psiquiátricos ou psicológicos, (2) Distúrbios do desenvolvimento humano, em particular autismo e psicoses infanto-juvenis, e (3) Pesquisas de avaliação dos fatores relacionados à situação concreta de trabalho sobre a saúde dos trabalhadores.

- Integrantes: Profa Marina de Bittencourt Bandeira, Profa Rosângela Maria de Almeida Camarano Leal, Prof. Antonio Paulo Angélico, Profa Cláudia Márcia Miranda de Paiva, Prof. Diogo Antonio Bloes Chagas, Profa Tatiana Cury Pollo, Prof. Marco Antônio Silva Alvarenga, Profa Adriana Rodrigues, Prof. Lucas Cordeiro Freitas, Prof. Luiz Gonzaga Chiavenato Filho, Profa Mônia Aparecida da Silva e Prof. Mário César Rezende Andrade.

 

 

Núcleos integrantes

 

Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho - NACE  

O NACE combina investigação, ensino de graduação e pós-graduação e extensão. O grupo tem se dedicado à realização de pesquisas sobre aspectos psicossociais e organizacionais das relações intergrupais, envolvendo grupos em estado de vulnerabilidade. Seu foco principal tem sido as relações com pessoas com diferença funcional (deficiência) em situações de busca de acesso e permanência no trabalho e na educação. A produção de nossa equipe tem resultado em conhecimentos divulgados em forma de livros, artigos científicos e cartilhas informativas; além do desenvolvimento e validação de instrumentos de investigação, avaliação de condições de acessibilidade e promoção do desenho universal e da cultura da acessibilidade.

- Integrantes: Profa Andréa Carmem Guimarães, Profa Larissa Medeiros Marinho dos Santos, Prof. Marcos Vieira, Prof. Celso Tondim, Profa Maria Nivalda de Carvalho-Freitas e Profa Tatiana Cury Pollo.

 

Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas - NUPID   

O Núcleo se ocupa da elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de pesquisa e intervenção que contribuam para a reforma das políticas sobre drogas em uma perspectiva antimanicomial, antiproibicionista e antirracista. Defende o cuidado em liberdade, as políticas de regulação de todas as drogas, a promoção da justiça social e a redução das desigualdades que promovem a violência, o preconceito e a exclusão social.

- Pesquisadores: Prof. Marcelo Dalla Vecchia, Profa Cássia Beatriz Batista e Profa Isabela Saraiva de Queiroz.

 

Núcleo de Avaliação de Serviços em Saúde Mental 

Estudo das percepções dos pacientes, familiares, profissionais e comunidade sobre os serviços. Impactos na qualidade de vida. Efeitos do tratamento, adesão, relação terapêutica, necessidades atendidas. Validação de instrumentos de medida para avaliação de serviços. 

- Pesquisadores: Profa Marina Bandeira, Prof. Mário César Rezende Andrade, Prof. Luiz Gonzaga Chiavegato Filho e Prof. Antônio Paulo Angélico.

 

Núcleo de Habilidades Sociais e Saúde Mental 

Estudos de avaliação do repertório de habilidades sociais de crianças, adolescentes, adultos e idosos e de grupos específicos em diversos contextos e suas relações com variáveis sócio demográficas ocupacionais acadêmicas e clínicas e outros indicadores de saúde mental. 

- Pesquisadores: Prof. Antônio Paulo Angélico, Prof. Lucas Cordeiro Freitas e Profa Marina Bandeira. 

 

Núcleo de Desenvolvimento Humano, Avaliação e Intervenções Psicológicas 

Estuda aspectos relacionados ao desenvolvimento da linguagem, cognição, comportamento, socioafetividade, personalidade e psicopatologia. Uso de técnicas idiográficas e desenvolvimento e validação de instrumentos para avaliação de constructos associados à ontogênese. Intervenções cognitivas e comportamentais individuais e em grupos. 

- Pesquisadores: Profa Tatiana Cury Pollo, Profa Mônia Aparecida da Silva e Prof. Lucas Cordeiro Freitas.

 

Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde - NEPIS    

O núcleo tem o intuito de desenvolver pesquisas com temas relacionados à saúde, mais especificamente a saúde mental.

- Pesquisador: Prof. Walter Melo Junior.

 

Grupo de Estudos Interdisciplinares Sobre Contextos de Desenvolvimento - GREISCO

O Greisco - Grupo de Estudos Interdisciplinares Sobre Contextos de Desenvolvimento - realiza trabalhos de Ensino, Extensão e Pesquisa fundamentos na teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner, em diálogo com outros teóricos como Piaget e Vygotsky. No âmbito do ensino são realizados grupos de estudos com foco em métodos científicos. Na extensão, são desenvolvidos os projetos: "A Roda Integral: um espaço de diálogo, ideias e debates" que promove rodas de conversas em escolas públicas para debater temas relacionados à adolescência e juventude e "Intervenção Psico Esportiva" que acompanha atletas. Em relação à pesquisa são desenvolvidos mais nove estudos.

- Pesquisador: Prof. Neyfsom Carlos Fernandes Matias

 

Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC

O NESC é um grupo transdisciplinar que busca investigar práticas e políticas que transcorrem em espaços de produção de saúde e de educação. De um lado, interessa-nos conhecer as políticas, os sujeitos, os objetos e saberes que orientam os trajetos através dos quais se processam as práticas em saúde. De outro, investiga-se as maneiras através das quais se constituíram os lugares de saúde, desde casas, escolas, praças, ruas, coletivos e serviços de saúde. Procura-se compreender as relações entre Estado, mercado e ciência na constituição das práticas corporais e de cuidados em saúde, as políticas e os seus deslocamentos direcionados à produção da vida. Propõe-se atuar nos eixos de ensino, pesquisa e extensão a partir de diferentes dispositivos metodológicos: etnografias, narrativas, história oral e pesquisa-intervenção.

- Pesquisadores: Profa Cassia Beatriz Batista, Prof. Mário César Rezende Andrade e Prof. Marcelo Dalla Vecchia.

 

Grupo de Estudos em Atividade Física e Saúde (GEAFS)

O Grupo de Estudo em Atividade Física e Saúde (GEAFS) teve inicio em 2013, sendo desenvolvido na Universidade Estadual Paulista - Unesp, municipio de Presidente Prudente. O grupo em questão participa de atividades em seu Laboratório de Investigação em Exercício (LIVE).

- Pesquisadora: Profa Andréa Carmen Guimarães


Última atualização: 23/02/2024