Objetivos
 
Clientela
 
Perfil do Egresso
 
 
 
Objetivos 
 
O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ é garantir a formação qualificada de docentes e pesquisadores com condição de produzirem conhecimento em diversas áreas da Psicologia.
 
Os Objetivos Específicos, por sua vez, são:
 
1. Possibilitar aos alunos a oportunidade de aprofundar seu conhecimento científico e acadêmico e desenvolver a habilidade de fazer pesquisa e divulgar seus resultados, nas linhas de investigação propostas pelo Programa.
 
2. Fortalecer as condições de desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa em Psicologia, promovendo a consolidação das linhas de pesquisa do Programa.
 
3. Contribuir com a formação de docentes para o Ensino Superior na área de Psicologia.
 
4. Produzir conhecimentos que contribuam para a solução dos problemas sociais da região e do país, relativos a diferentes contextos sociais, educacionais e institucionais, que se referem às temáticas desenvolvidas nas linhas de pesquisa do Programa.
 
 
 
Clientela 
 
Visando concretizar os objetivos do Programa, busca-se estimular o ingresso de:
 
- Portadores de diploma de curso em nível superior de graduação, no Brasil e no exterior, que buscam dar continuidade ao seu processo de formação, por meio da realização de investigação com temáticas vinculadas às linhas de pesquisa do Programa.
 
- Psicólogos recém-graduados, provenientes de programas de Iniciação Científica, que buscam dar continuidade ao seu processo de formação.
 
- Profissionais que estão iniciando suas atividades docentes em cursos de graduação de Psicologia ou áreas afins e que não dispõem de qualificação adequada para atuação em ensino e pesquisa em Psicologia.
 
- Profissionais que atuam nas diversas áreas da Psicologia e que desejam produzir conhecimentos que auxiliem na solução dos problemas sociais.
 
 
 
Perfil do Egresso 
 
As competências esperadas do egresso e que estão refletidas nos objetivos do Programa e em sua Estrutura Curricular são:
 
(a) Capacidade de elaboração de projetos de pesquisas, de execução de investigação, de elaboração de relatórios de pesquisa, de artigos científicos para periódicos qualificados e livros de difusão do conhecimento para especialistas e para a popularização da ciência.
 
(b) Conhecimentos de epistemologia da pesquisa em Psicologia, tipos de pesquisa, escolha adequada de métodos de natureza qualitativa ou quantitativa, de ética na pesquisa e das temáticas discutidas nas linhas de pesquisa do PPGPSI.
 
(c) Habilidade para conduzir e supervisionar trabalhos de investigação em equipe, em parceria com alunos de graduação, pesquisadores mais experientes e com profissionais em geral.
 
(d) Capacidade de exercer a docência no Ensino Superior, incluindo auxílio na elaboração de planejamento da disciplina, transposição didática do conteúdo, escolha de métodos de ensino adequados, acompanhamento e avaliação dos alunos.
 
(e) Capacidade de atuar como pesquisador, no campo da Psicologia e áreas afins, em instituições públicas e privadas.
 
(f) Competência para prosseguir na carreira de pesquisador, fazer doutorado (no caso dos alunos do mestrado) e produzir conhecimentos relevantes para o campo da Psicologia.
 


Última atualização: 07/06/2021