DÚVIDAS FREQUENTES ALUNOS DO BIB
1-Como solicitar a 2ª Chamada de Prova /Atividade Avaliativa?
Resposta: Para a 2ª Chamada de Prova, o aluno deve enviar e-mail para o coordenação do BIB, solicitando a repetição da atividade avaliativa. No e-mail deve informar a data e a avaliação que perdeu, bem como nome completo e número de matrícula. O aluno deve anexar também o documento que comprove/justifique o seu não comparecimento à atividade avaliativa (Atestado médico ou outro).
IMPORTANTE SABER TAMBÉM:
Atenção: ao realizar a solicitação, o discente deve estar ciente que as informações e documentos apresentados a coordenadoria de curso devem ser verdadeiros e autênticos, estando ainda ciente que a apresentação de informações e documentos falsos configura crime previsto no Código Penal Brasileiro (art. 299 do Código Penal) passível de apuração na forma da Lei.
2-Como solicitar Tratamento Especial?
Resposta: O discente deve enviar e-mail a coordenação de curso solicitando o tratamento especial juntamente com documento que comprove a necessidade desse regime de estudos. No e-mail deve informar também nome completo, número de matrícula e período de duração do regime.
IMPORTANTE SABER TAMBÉM:
Atenção: ao realizar a solicitação, o discente deve estar ciente que as informações e documentos apresentados a coordenadoria de curso devem ser verdadeiros e autênticos, estando ainda ciente que a apresentação de informações e documentos falsos configura crime previsto no Código Penal Brasileiro (art. 299 do Código Penal) passível de apuração na forma da Lei.
3-Como faço para trancar o curso?
Resposta: O trancamento de curso é chamado hoje de suspensão do programa e o prazo para realização do mesmo está definido no calendário acadêmico.
Para suspender o programa/trancar o curso o aluno deve fazer a solicitação via SIGAA (via SIGAA, no menu “Ensino” -> “Suspensão do Programa”-> “Suspensão Regular”) e procurar o DICON/CSL para apresentação de documentos exigidos para o trancamento (quitação do discente com todas as obrigações relativas ao sistema de bibliotecas e demais serviços da UFSJ).
IMPORTANTE SABER TAMBÉM:
4-Como faço para excluir disciplina?
Resposta: A exclusão direta de disciplina só é possível ser realizada pelo discente no SIGAA na 2ª Etapa de Inscrição Periódica. Após essa etapa, o discente consegue apenas trancar matrícula na disciplina via SIGAA.
Para trancar matricula em disciplina o aluno deve acessar o SIGAA, menu "Ensino"-> "Trancamento de Matrícula" -> "trancar". A partir daí vão aparecer todas as disciplinas em que o aluno está matriculado e ele deve selecionar aquelas que têm interesse em excluir/trancar de sua grade.
IMPORTANTE SABER TAMBÉM:
5-Como faço para solicitar aproveitamento de estudos?
Resposta: O discente deve enviar e-mail para coordenação do BIB solicitando o aproveitamento de estudos. No e-mail deve anexar o histórico escolar da instituição onde cursou a disciplina bem como a ementa ou plano de ensino da disciplina cursada.
IMPORTANTE SABER TAMBÉM:
6-Como faço para solicitar matrícula em TCC 2?
Resposta: O discente deve procurar um docente para orientá-lo. O docente deve enviar e-mail para coordenação de curso informando que irá orientar o TCC 2 do aluno durante aquele semestre. No e-mail deve constar nome completo do aluno e número de matrícula.
IMPORTANTE SABER TAMBÉM:
7- Como faço para reingressar/revincular em outro curso:
O REINGRESSO, antes denominado REVINCULAÇÃO, é a forma de revinculação de alunos que concluíram ou estão para concluir o Curso Interdisciplinar em Biossistemas em outro curso da UFSJ de área afim. Para realização do Reingresso em outro curso, o aluno deve concorrer ao Edital INTERNO da UFSJ de reocupação de vagas ociosas dos cursos da casa. Esse edital é publicado semestralmente pela COPEVE, setor responsável por esse procedimento, na página: https://www.ufsj.edu.br/vestibular/pvr.php
Importante deixar claro que as vagas para reingresso dos alunos do curso Interdisciplinar dependem da disponibilidade de vagas ociosas dos cursos afins.
Outras informações pertinentes:
Os cursos com áreas afins ao BIB são: Eng. de Alimentos, Eng. Florestal, Eng. Agronômica (Campus do CSL), Zootecnia e Ciências Biológicas (Campus Dom Bosco - São João Del Rei).
Para mais informações sobre o Edital de Revinculação (Edital de PVR) entre em contato com a COPEVE ( copeve@ufsj.edu.br ).
Mais informações também na página do curso, menu "Reingresso", link: https://ufsj.edu.br/cobib/reingresso.php
IMPORTANTE SABER TAMBÉM:
Resolução que regulamenta o Reingresso na UFSJ: Resolução CONEP 35/2021.
Após apreciação do CONEP sobre a reserva de vagas para revinculação dos alunos do BIB ficou definido, segundo Parecer CONEP nº 053/2022,que os alunos do curso Interdisciplinar em Biossistemas que ingressaram até 2018/02 devem ser revinculados, sem necessidade de concorrer ao Edital de PVR, nos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos, seguindo o número de vagas determinado pela resolução CONSU/028/2012.
8- Como faço para solicitar a Reopção de curso:
Art. 33. Reopção é a forma de ingresso que permite ao discente regular da UFSJ amudança do curso de graduação a que está vinculado para outro curso de graduação oferecidopela UFSJ desde que aprovado em processo seletivo próprio.
Art. 34. A reopção só pode ser concedida uma única vez e se o interessado atende àsseguintes condições: I – ter integralizado, na estrutura curricular a que esteja vinculado, pelo menos 15% (quinze porcento) da carga horária mínima; e II – possuir vínculo ativo há mais de 2 (dois) períodos letivos regulares sem incluir períodossuspensos ou aqueles em que o interessado não integralizou nenhuma carga horária.
Art. 35. A classificação para preenchimento das vagas disponíveis para reopção seguea ordem decrescente da Média de Conclusão Normalizada (MCN) dos candidatos.
Parágrafo único. Em caso de empate na classificação, terá prioridade o candidato quecomprove a menor renda familiar.
9- Como faço para solicitar prorrogação do prazo de integralização?
Resposta: Para solicitação de prorrogação é necessário que o aluno envie para o e-mail da coordenação de curso o Plano de Estudos com a justificativa para solicitação, que será apreciada pelo colegiado. O modelo do Plano de Estudo pode ser acessado em nossa página menu “Prorrogação do Prazo para Integralização”.
IMPORTANTE SABER TAMBÉM:
Resolução que regulamenta a prorrogação do prazo máximo de integralização na UFSJ: Resolução CONEP 11/2022 (Capítulo V).
A prorrogação excepcional do prazo máximo de integralização é de, no máximo, 34% (trinta e quatro por cento) do prazo máximo de integralização fixado no PPC, contado em semestres letivos e arredondado para omenor número inteiro mais próximo.
A cada semestre, o prazo para solicitação de prorrogação do prazo máximo de integralização encerra-se no final da 8ª (oitava) semana letiva conforme estabelecido no calendário acadêmico da UFSJ.
Última atualização: 25/03/2025