Perfil do Egresso
 

Os Bacharelados Interdisciplinares, por sua natureza e concepção, não oferecem uma formação profissionalilzante. Desta forma e aluno egresso do BIB obterá um diploma de formação superior, mas não profissionalizante.

Considerando que o curso Interdisciplinar em Biossistemas cumpre o seu papel como curso de ingresso a universidade, servindo ao amadurecimento e assertividade do caminho profissionalizante pelo discente, após integralização no curso, o egresso do BIB pode optar, em ambito institucional, pelo REINGRESSO nos cursos profissionalizantes de áreas afins da UFSJ desde que esses cursos disponham de vagas ociosas para o Edital de PVR. Onde houver aceitação e reconhecimento da diplomação obtida, o egresso poderá ainda se candidatar a pós-graduação ou a vagas em empresas/concursos públicos nas áreas correlatas à seu intinerário formativo construído no BIB.

Assim, o  egresso do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Biossistemas da UFSJ deverá ter sua formação permeada pela ética profissional, associada a uma sólida formação, indispensável ao exercício de suas atividades. Para tanto, o futuro bacharel terá formação multidisciplinar sobre tecnologias disponíveis em diversas áreas do conhecimento, baseada em aulas teóricas e práticas que atendam às exigências curriculares.

Ao longo do seu curso de graduação, desenvolverá, ainda, capacidades no campo da informática, das áreas de gerenciamento e administração de recursos, da biotecnologia e, sobretudo, desenvolverá sensibilidade para as questões humanísticas, sociais e ambientais.

Técnica e pedagogicamente, o Egresso do BIB será capacitado a:

  • Deter sólida formação cultural, política, humanística, social, científica e tecnológica, integrada à prática social e profissional comprometida com o processo de desenvolvimento sustentável, na qual se articule a formação geral e a especialização profissional.
     
  • Identificar problemas e construir soluções científicas e tecnológicas sobre temas relativos ao manejo e à recuperação de ambientes urbanos e rurais, considerando a qualidade ambiental e a diversidade cultural.
     
  • Possuir competências comunicativas na igualdade e na diferença, nas formas oral e escrita, convencional e eletrônica.
     
  • Agir de forma ética e crítico-reflexiva, inserindo-se na realidade socioeconômica e cultural nas dimensões local, regional, nacional e mundial.
     
  • Atuar em equipes interdisciplinares e multiprofissionais, desenvolvendo competências de relacionamento interpessoal, atitudes de solidariedade e capacidade de produção coletiva.
     
  • Assimilar e empregar criticamente tecnologias e conceitos científicos, promovendo intervenções e inovações nos mundos rural e urbano.
     
  • Formular e implantar modelos de desenvolvimento econômico viável, sustentável, assimilável pelas sociedades local e regional, consideradas as diversidades socioculturais, e comprometido com o equilíbrio ecológico.
     
  • Proceder a análises críticas a respeito do mundo do trabalho com vistas à preservação do meio ambiente.
     
  • Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.
     
  • Sensibilizar-se com os problemas sociais, humanos e ecológicos, tendo em vista a qualidade de vida dos grupos e comunidades rurais e urbanas com as quais atuará.
     
  • Comprometer-se com a aprendizagem permanente e com o autodesenvolvimento pessoal e profissional.
     
  • Comprometer-se com a educação ambiental e a promoção de uma consciência crítica da população sobre alternativas à crise ecológica em que estamos envolvidos.
     
  • Comprometer-se com os valores democráticos e com os princípios de justiça social.   

Para mais informações sobre o curso leia o Projeto Pedagógico do Curso Interdisciplinar em Biossistemas, disponível no menu "PPC" ou clique no link https://ufsj.edu.br/cobib/ppc.php

 

 

 


Última atualização: 07/03/2024