Os alunos da UFSJ contam com diversos programas e/ou atividades voltados à Assistência Estudantil, cujo propósito é contribuir para o desempenho acadêmico, prevenindo repetência e evasão e facilitando o acesso de cidadãos social e economicamente menos favorecidos ao ensino superior gratuito e de qualidade.

Após ingressar no curso, o aluno pode se beneficiar com diversas categorias de bolsas por mérito acadêmico bem como com programas e projetos que propõem políticas de assistência e ações afirmativas, de permanência, de saúde e atividades esportivas, culturais e sociais.

As bolsas concedidas por mérito acadêmico se dividem em:

i) Bolsas de Monitoria, que facilitam a comunicação entre os docentes e discentes e beneficiam os bolsistas e os frequentadores da atividade;

ii) Bolsas de Extensão, que possibilitam ao aluno vivenciar a extensão universitária e se aproximar das questões sociais;

iii) Bolsas de Iniciação Científica, que visam estimular o interesse científico e as habilidades acadêmicas dos estudantes de graduação, melhorando também o seu preparo para a pós-graduação, inclusive, reduzindo o seu tempo de conclusão;

iv) Bolsas do Programa Especial de Treinamento (PET), que propiciam uma compreensão abrangente e profunda sobre a área de atuação dos estudantes de graduação, praticando atividades diversificadas, interdisciplinares e coletivas;

Quando aos programas e projetos voltados para fins assistências e de ações afirmativas os mesmos seguem abaixo. Importante destacar que esses programas e projetos  são de responsabilidade a PROAE, logo para mais informações acesse https://ufsj.edu.br/proae/ .

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL  

https://ufsj.edu.br/proae/programas_de_assistencia_estudantil.php

  • Auxílio a Atividades Pedagógicas: possui natureza social e pedagógica e tem por finalidade conceder ao discente com vulnerabilidade socioeconômica apoio pecuniário nas situações de atividade de campo e participação em eventos científicos e/ou culturais
  • Auxílio Alimentação Emergencial: se destina aos estudantes inscritos em unidades curriculares, de cursos de graduação presenciais, ofertadas na modalidade presencial de ensino e é concedido aos discentes da graduação presencial que possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e está inscrito em unidade (s) curricular (es) oferecida (s) através do formato presencial de ensino desde que não seja beneficiário do componente Alimentação - PASE.
  • Auxílio Creche:  consiste em um subsídio pecuniário mensal, por criança com idade entre 4 (quatro) meses e 5 (cinco) anos e 11 (onze) meses, filho (a) de discente classificado em qualquer um dos perfis do processo de avaliação socioeconômica e visando a auxiliar os discentes na contratação de serviços de creche ou de cuidadores para seu(s) filho(s).
  • Auxílio de Promoção Socioacadêmica – PASE: composto pelos componentes Permanência, Alimentação, Transporte e Moradia, possui natureza social e pedagógica a fim de conceder suporte financeiro para auxiliar a permanência do discente regularmente matriculado em cursos de graduação na modalidade educação presencial.
  • Auxílio Emergencial: trata-se de um auxílio financeiro integrado à Política de Assistência Estudantil da UFSJ que se destina aos discentes regularmente matriculados em unidades curriculares de cursos de graduação presenciais, em dificuldades socioeconômicas emergenciais, inesperadas e momentâneas, que colocam em risco a sua permanência na Universidade.
  • Auxílio Inclusão Digital: tem por finalidade proporcionar aos (às) estudantes de graduação da UFSJ, dos cursos presenciais, regularmente matriculados (as) e frequentes, condições para manutenção do vínculo acadêmico, possibilitando o acesso ao Ensino Remoto Emergencial, durante o período da pandemia de Covid-19.
  • Auxílio Inclusão Discente Apoio: consiste no pagamento de auxílio financeiro, preferencialmente, a um colega de turma do estudante com diferença funcional (deficiência). O DISCENTE APOIO atua junto ao curso de graduação do aluno com diferença funcional (deficiência) matriculado, no acompanhamento pedagógico e no ensino-aprendizagem do aluno com necessidades educacionais específicas.
  • Auxílio para Apresentação de Trabalhos: Por meio desse auxílio, o aluno tem o direito de solicitar o pagamento de diárias para apresentações de trabalhos acadêmicos ou artísticos, condução de atividades de extensão universitária e competições acadêmicas vinculadas programas e ações institucionais.
  • Auxílio Saúde: caracteriza-se por assistência suplementar, oferecendo atendimento médico nas áreas de clínica médica, ginecologia, oftalmologia, exames laboratoriais e também atendimentos na área da saúde bucal e mental para o discente classificado em qualquer um dos perfis de I a XII do processo de avaliação socioeconômica, enquanto houver disponibilidade orçamentária prevista anualmente, e de acordo com disponibilidade de profissionais das áreas médicas mencionadas.
  • Programa de Empréstimo de Equipamento Tecnológico: tem por finalidade o empréstimo de computador usado (desktop ou notebook) aos estudantes de graduação da UFSJ, dos cursos presenciais, regularmente matriculados e frequentes, proporcionando condições para manutenção da vinculação acadêmica, possibilitando o acesso à modalidade remota de ensino, durante o período da pandemia de Covid-19.
  • Restaurantes Universitários: tem o propósito de oferecer uma alimentação equilibrada, segura sob o aspecto higiênico-sanitário e acessível à Comunidade Universitária.

PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA

O Programa de Bolsa Permanência – PBP é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício. Para mais informações acesse: https://ufsj.edu.br/proae/bolsa_permanencia_mec.php

SINAC - Setor de Inclusão e Acessibilidade (https://ufsj.edu.br/incluir/sinac_-_setor_de_inclusao.php)


Última atualização: 07/03/2024