ENGENHARIA AGRONÔMICA - Grupos de Estudo

(Norma: Instrução Normativa 01-2022-Grupos de Estudo)

ConhecimEnto

Grupo Conhecimento

Docente responsável: Prof. Marcos Antonio Matiello Fadini

O Grupo ConhecimEnto (de Entomologia) é um grupo de estudo do Campus Sete Lagoas da UFSJ formado por estudantes de graduação e pós-graduação que iniciou suas atividades em 2010 e tem por objetivo a pesquisa científica com insetos e ácaros em agroecossistemas.

GECAF

Grupo de Estudos em Cafeicultura

Docente responsável: Prof. Amilton Ferreira da Silva

Fundado em 2017, tem como objetivo ampliar o acesso dos discentes à cultura do cafeeiro, fomentar a pesquisa e a manutenção da área experimental do campus. Além de reuniões semanais e atividades práticas, os membros também participam de congressos, feiras, visitas técnicas e encontros entre grupos de estudos em cafeicultura das diversas regiões produtoras do Brasil. A área experimental conta hoje com 66 cultivares de diversas instituições de pesquisa.

Ano de criação: 2017. Documento de criação: Ata da quarta reunião do Colegiado de Engenharia Agronômica de 19/05/2017.

GEFrut

Grupo de Estudos em Fruticultura

Docente responsável: Prof. José Carlos Moraes Rufini

Criado no ano de 2016, O Grupo de Estudo em Fruticultura (GEFrut) é uma associação sem fins lucrativos, localizado na Universidade Federal de São João del-Rei campus Sete Lagoas. O GEFrut tem por finalidade unir todos os interessados na área da Fruticultura, estimulando e mantendo, um interesse ativo em suas aplicações.  Incentivar a indissociabilidade entre pesquisa, o ensino e a extensão, mantendo atualizado o conhecimento dos sócios e criar, por todos os meios ao seu alcance, as condições necessárias para o desenvolvimento da área.

Ano de criação: 2016. Documento de criação: Ata da quarta reunião do Colegiado de Engenharia Agronômica de 29/06/2016.

GEPec

Grupo de Estudos em Pecuária

Docente responsável: Prof. Cláudio Manoel Teixeira Vitor

O GEPec foi criado com o objetivo de ampliar o conhecimento dos discentes do Campus Sete Lagoas da UFSJ na área de Pecuária, além de levar temas relacionados à Pecuária para a comunidade local.

Ano de criação: 2018. Documento de criação: Ata da sexta reunião do Colegiado de Engenharia Agronômica de 08/06/2018.

GEPEQF

Grupo de Ensino de Pesquisa e de Extensão em Química e Farmacognosia

Docente responsável: Prof. Júlio Onésio Ferreira Melo

O GEPEQF é um grupo multidisciplinar, que tem como foco desenvolver ações dentro dos pilares: ensino, pesquisa e extensão. O grupo atua nas áreas de ensino de química, desenvolve projetos de extensão com frutos do bioma Cerrado e aspectos químicos da água. Fundamentalmente, a pesquisa é executada por meio de análises do perfil químico,  envolvendo cromatografia gasosa e espectrometria de massas. Além disso, o grupo também atua no desenvolvimento de novos produtos alimentícios.
Participam do  grupo alunos de graduação e pós graduação.     

 

Ano de criação: 2017. Página de Grupos de Pesquisa da UFSJ.

G-FERT

Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão em Fertilidade do Solo

Docente responsável: Profa. Aline de Almeida Vasconcelos

Finalidade de congregar interessados na área da Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas e Adubos e Adubação em pesquisa, o ensino e extensão.

gfert@ufsj.edu.br

Ano de criação: 2018. Documento de criação: Ata da sétima reunião do Colegiado de Engenharia Agronômica de 27/08/2018

G-MAP

Grupo de Estudos em Mecanização e Agricultura de Precisão

Docentes responsáveis: Prof. Édio Luiz da Costa e prof. Silvestre Rodrigues

O G-MAP é uma associação civil, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, sede e foro na cidade de Sete Lagoas Minas Gerais, no campus da Universidade Federal de São João del Rei – CSL.  Tem por finalidade congregar todos os interessados na área da Mecanização e Agricultura de Precisão, estimular e manter um interesse ativo pela Mecanização e Agricultura de Precisão e suas aplicações, incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão, manter atualizado o conhecimento de Mecanização e Agricultura de Precisão dos sócios e criar, por todos os meios ao seu alcance, as condições necessárias para o desenvolvimento da Mecanização e Agricultura de Precisão.

Ano de criação: 2017. 

GUAYI

Grupo GUAYI de Agroecologia

Docente responsável: Profa. Leila de Castro Louback Ferraz

O Grupo Guayi de Agroecologia foi criado em 2013. Este grupo objetiva a “cultivar uma semente boa", difundindo o tema da agroecologia visando uma participação direta da sociedade civil organizada, ampliando a qualificação de agricultores/as, discentes, docentes, extensionistas, pesquisadores, técnicos e a comunidade em geral, comprometidos com a proposta e com a agricultura familiar e comunitária de forma a potencializar o desenvolvimento da agroecologia e fortalecer a formação de profissionais engajados em uma agricultura sustentável, ecologicamente correta e de uma economia solidária.

guayi@ufsj.edu.br

Ano de criação: 2013. Documento de criação: Ata da décima reunião do Colegiado de Engenharia Agronômica de 10/12/2021.

MELHORAR

Grupo de Estudos em Melhoramento Vegetal e Tecnologia de Sementes UFSJ CSL

Docente responsável: Profa. Nádia Nardely Lacerda Durães Parrella

Fundado em março de 2016, o MELHORAR tem como objetivos congregar pesquisadores, professores, discentes de graduação, pós-graduação e demais profissionais das áreas de Melhoramento Genético Vegetal e Produção e Tecnologia de Sementes com intuito de desenvolver projetos de pesquisa, ensino e extensão. Além disso, promover cursos, palestras, debates e treinamentos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos dessas áreas e uma formação prática/profissional dos nossos discentes.

melhorar.ufsj@outlook.com

Ano de criação: 2016. Documento de criação: Ata da décima reunião do Colegiado de Engenharia Agronômica de 10/12/2021.


Última atualização: 19/10/2023