ENGENHARIA AGRONÔMICA - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia Agronômica do CSL/UFSJ foi nomeado pela Reitoria, na PORTARIA Nº 022/UFSJ/PROEN, DE 26 DE MARÇO DE 2021, após eleições entre os pares.

De acordo com RESOLUÇÃO N. 011, de 19 de março de 2012-CONSU/UFSJ, o NDE deve ser constituído pelo coordenador do curso e quatro docentes que ministram disciplinas no curso. Destes, três devem ser lotados no departamento que congrega o maior número de disciplinas do curso.

Atualmente o NDE é constituído por cinco professores de diversas áreas do conhecimento relacionadas ao curso que vêm atuando e colaborando de forma significativa com o processo de consolidação da proposta pedagógica do curso. Todos professores possuem pós-graduação stricto sensu sendo doutores por universidades de reconhecida qualidade no âmbito nacional. Dentre os docentes que compõem o NDE todos são contratados pelo regime de dedicação exclusiva.  São integrantes do Núcleo Docente Estruturante:

Representantes do Departamento de Ciências Agrárias:   

  • Amilton Ferreira da Silva - Graduado em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), com mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e período sanduíche na Iowa State University.
  • Antonio José Steidle Neto - Graduado em Engenharia Agrícola, mestrado em Engenharia Agrícola (Construções Rurais e Ambiência), doutorado em Agronomia (Meteorologia Agrícola), pós-doutorado em Agronomia (Fitotecnia) e pós-doutorado em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais.  
  • Cidália Gabriela Santos Marinho - Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado em Agronomia (Entomologia) (UFLA), doutorado em Entomologia (UFV) e pós-doutorado na UFV.
  • Marcos Antonio Matiello Fadini - Graduado em Agronomia, com mestrado em Entomologia e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Realizou  formação complementar em Acarologia pela Ohio State University .

Representante do Departamento de Ciências Exatas e Biológicas:  

  • Cristiane Alcântara dos Santos - Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado em Microbiologia pela mesma instituição e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas), pela Universidade de São Paulo (USP).

 

ATAS DE REUNIÕES

 

2023

 

 

2022

 

2021

2020


Última atualização: 21/11/2023